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As melhores estratégias para criar uma marca de confiança

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Você sabia que mais de 67% dos novos empresários falham em seu primeiro ano? E dos 33% de donos de empresas que de alguma forma sobrevivem ao primeiro ano, apenas 5% conseguem sobreviver nos negócios depois de três anos.

A maioria dos empresários desiste porque sua marca não consegue atrair clientes ou atrai os clientes errados. Um dos pontos mais discutidos a respeito de começar uma empresa é desenvolver sua marca. Existem milhares de médicos por aí tentando atrair os mesmos clientes em potencial que você. Nesta era digital de competição acirrada, muitos consultórios esquecem que criar confiança é o principal ingrediente que mantém sua relação com o paciente, de modo que saber como posicionar sua marca é fundamental para se destacar no mercado.

De acordo com o Edelman Trust Barometer, mais de 80% dos clientes desconfiam das empresas. A confiança é um dos componentes mais críticos na construção de uma marca forte e duradoura. Embora uma marca confiável não possa ser criada da noite para o dia, existem estratégias eficazes ao longo do caminho que podem ajudá-lo a construir credibilidade e conquistar a lealdade do paciente.

Se implementadas corretamente, estratégias e táticas de construção de marca também podem beneficiar sua lucratividade. Isso porque ganhar a confiança de seus clientes-alvo resultará em mais negócios, o que aumentará ainda mais a probabilidade deles recomendarem sua marca para seus familiares e amigos. Segundo um estudo, quase 82% dos clientes gastam mais em uma marca confiável.

Para alcançar este objetivo deve haver um esforço coletivo. A construção da confiança vem de toda interação com o paciente, desde um primeiro contato online com seu site ou rede social, então o contato com sua equipe, e por fim a interação com você, durante a consulta. Se em algum ponto a experiência não for agradável, provavelmente é o ponto negativo que terá o maior foco nas conversas entre seus clientes-alvo.

Não há nenhum atalho conhecido para construir confiança e credibilidade. O fato é que, para criar esta imagem, sua equipe e seus serviços precisam ser genuínos e realmente transmitir valor. Veja a seguir oito estratégias para uma marca de confiança:

Seja transparente

Seja honesto a respeito de seus serviços e imparcial nas suas interações com os pacientes. Eles esperam que você compartilhe informações precisas com eles de maneira sincera e apropriada. Ser transparente com seus pacientes pode ajudar a aumentar a confiança na sua marca, uma vez que quanto mais seus pacientes entenderem como seu consultório funciona, mais confiável ele se tornará.

Não se esqueça de que as críticas negativas podem prejudicar sua reputação — especialmente se não forem respondidas. Responder a uma crítica negativa ou a uma reclamação do cliente pode deixar um impacto positivo duradouro e mostra que você está aberto a assumir falhas e tentar corrigi-las.

Esteja disposto a responder perguntas

Se seu consultório estiver fazendo um bom trabalho de divulgação, os pacientes terão diferentes meios de entrarem em contato para tirarem suas dúvidas, seja pré ou pós atendimento. Eles podem ligar, mandar um Whatsapp, fazer um comentário no Facebook ou mesmo enviar um email.

Garanta que sua equipe esteja preparada para responder corretamente cada tipo de questionamento recebido e tenha um momento reservado para analisar e responder a todas as dúvidas.

Ofereça uma experiência consistente

Consistência em fornecer uma boa experiência ao cliente é fundamental para criar confiança. Então, quando você decidir o tom da sua marca e as características que quer que a definam, garanta que você possa manter essas qualidades de modo consistente. Não adianta você fazer o marketing de sua marca focado no que queria que ela fosse, mas não entregar a experiência prometida, ou surpreender o cliente em um primeiro contato, mas não manter o padrão nas próximas interações, fazendo com que ele perca a confiança em seus serviços.

Construa uma ligação emocional

Algumas das marcas mais populares e confiáveis na área médica em todo o mundo usam emoções para se conectar com seus clientes-alvo. Embora a conexão emocional não possa substituir a qualidade do serviço e o excelente atendimento ao paciente, ela é parte integrante da construção da confiança. As marcas que constroem um relacionamento com seus clientes desfrutam de uma maior fidelidade dos mesmos, consequentemente aumentando a receita e melhorando a imagem da marca.

Peça feedback e recomendações

O feedback dos pacientes a respeito de sua marca e seu atendimento é ponto-chave para conquistar a confiança do paciente e tornar a experiência oferecida cada vez melhor.

De acordo com um estudo da Nielsen[1], mais de 83% das pessoas confiam em recomendações de amigos e familiares para determinar se uma marca é confiável, e 66% confiam em opiniões de consumidores postadas online. Depoimentos e recomendações de seus pacientes existentes podem ser então uma ferramenta poderosa para atrair a atenção de novos pacientes.

Concentre-se simplesmente em oferecer excelente atendimento ao paciente e agregar valor às suas experiências, e eles terão prazer em recomendar seus serviços a outras pessoas se você pedir por um feedback ou avaliação online ao final da consulta. Esteja atento aos feedbacks negativos e tome ação para corrigir os problemas, mostrando que sua marca se preocupa com todas as opiniões recebidas.

Quando você exibe publicamente depoimentos em seu site e nas páginas de mídia social, está estimulando mais pacientes a utilizar seus serviços e a deixar comentários encorajadores para que outros possam ler. Isso ajuda a promover sua marca, pois as avaliações dos pacientes são uma prova genuína da sua credibilidade.

Construa a imagem de sua marca

Defina quais atributos definem sua marca e quais os valores e cultura da empresa. São estes atributos que você deve compartilhar com seus clientes em todos os momentos, solidificando a imagem da marca.

Algumas clínicas e consultórios investem em uma imagem de informalidade e irreverência, enquanto outros podem apostar em uma imagem de refinamento e maior formalidade, por exemplo. Para definir os atributos ideais de seu consultório, o principal é identificar qual seu público-alvo e adotar características com as quais ele possa se identificar.

Os atributos definidos devem ser transmitidos em toda comunicação que houver com o público, seja no atendimento presencial, nas mídias sociais, no design do consultório, em emails, no marketing, em conteúdos criados e todo o resto. É a consistência desses atributos e valores que irão construir a imagem que você deseja na mente dos seus clientes, fazendo com que sua marca seja lembrada.

Invista em uma estratégia de conteúdo

A criação de uma estratégia de conteúdo sólida desempenha um papel importante para tornar a sua marca confiável. O conteúdo relevante atualizado regularmente pode ajudar a promover sua marca nos canais de mídia social e estabelecer você como referência em sua área. Você pode considerar a criação de conteúdo interessante na forma de postagens de blogs, boletins informativos, infográficos, conteúdo de vídeo, etc. No entanto, é importante garantir que o conteúdo seja oportuno, impactante e relevante para seu público-alvo, sem parecer puramente promocional.

Embora a criação de conteúdo autêntico seja ótima, a curadoria de conteúdo também está ganhando enorme popularidade. Esta curadoria nada mais é do que classificar a grande quantidade de informações online e compartilhar o conteúdo mais relevante com seu público.

Tanto a criação como o compartilhamento de informações relevantes ajudam sua marca a ganhar credibilidade, já que os pacientes irão criar confiança em seus conhecimentos e então recorrer a você quando buscarem informações.

Se mantenha ativo nas redes sociais

Hoje em dia as pessoas buscam referência de qualquer produto ou serviço na internet. Além de ter disponíveis online as avaliações recebidas de seus pacientes, como citamos acima, se manter ativo nas redes sociais também é de grande importância. Se um paciente em potencial encontrou seu site, acessou sua página de mídia social e percebeu que não estão atualizados, você perde não apenas credibilidade, mas também novos negócios.

Escolha duas ou três plataformas de mídia social e mantenha uma presença online ativa nessas redes. É fundamental compartilhar conteúdo relevante e se envolver com seu público-alvo regularmente. Este compromisso irá construir confiança e fazer com que você seja sempre lembrado, conseguindo um alcance cada vez maior.

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Construir confiança e credibilidade para a sua marca requer compromisso e persistência. Há muitas maneiras de cultivar a confiança, mas tudo começa com a qualidade do serviço que você presta. Coloque o paciente em primeiro lugar, ofereça uma experiência de excelência e transmita a imagem de sua marca com honestidade, e você irá conquistar seu público e ganhar a confiança dele.

 

Referências

[1] Global Trust in Advertising, 2015, disponível em http://www.nielsen.com/us/en/insights/reports/2015/global-trust-in-advertising-2015.html.

 

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