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5 coisas que você está fazendo errado nas redes sociais

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As redes sociais evoluíram muito desde seu surgimento. Há mais de 10 anos usávamos o Orkut para compartilhar fotos com amigos e enviar mensagens frívolas, mas quando o Facebook apareceu ele mudou o mundo. Desde então ele se tornou uma ferramenta de comunicação importante, indo muito além do nível de conexões pessoais, se tornando uma excelente plataforma de divulgação para empresas e ainda abrindo caminho para que várias outras redes surgissem.

Com mais de 2 bilhões de usuários em todo o mundo, hoje as redes sociais tornaram-se uma das formas mais procuradas para o marketing dos mais diversos segmentos, inclusive na área médica, com enorme potencial para clínicas e consultórios se conectarem com seus pacientes existentes e potenciais de maneiras nunca antes possíveis pelos canais tradicionais de marketing.

No entanto, a mídia social tem suas próprias limitações e riscos. Profissionais de medicina que ignoram o código de conduta ético, bem como as regras do CFM para publicidade médica, podem sofrer sanções, sem mencionar a perda da sua boa reputação online. Além de que, sem um uso devidamente planejado, as redes podem se tornar simplesmente uma grande perda de tempo.

Veja cinco erros cometidos ao começar a utilizar as redes sociais profissionalmente — e o que podemos aprender com eles.

Se dispersar demais nas redes

Com toda a informação sobre o uso das redes sociais disponível pela internet, muitos médicos supõem erroneamente que precisam ter conta em todas as plataformas populares. Eles criam contas em redes como Facebook, Linkedin, Twitter, YouTube e Instagram, e descobrem ser muito difícil gerenciar a criação de conteúdo para cada uma delas. Assim, não conseguem tirar o máximo de vantagem de cada plataforma e não veem bons resultados em nenhuma delas.

Você deve considerar onde está seu público-alvo, se a rede é adequada para o tipo de informação que deseja divulgar e se está de acordo com sua disponibilidade de tempo e recursos. O Twitter, por exemplo, pode demandar muito tempo de dedicação e não transmitir sua mensagem da melhor maneira. Para descobrir onde está seu público, há muitos dados demográficos disponíveis para cada rede social, basta fazer uma boa pesquisa no Google.

Se dedicar a apenas uma ou poucas plataformas, que sejam realmente compatíveis com seu público-alvo e criando conteúdo interessante que funcionará especificamente para essas plataformas, pode trazer um retorno muito mais efetivo do que estar presente em diversas redes, mas sem conseguir se dedicar de verdade a nenhuma.

Falta de conteúdo atrativo

Outro erro cometido pelos donos de consultórios médicos é não criar conteúdo atraente em suas páginas de mídia social. O conteúdo é o que direciona o tráfego para seu site ou blog, e poderá levar então o paciente ao seu consultório. Os textos informativos não precisam ser técnicos ou longos e devem estar alinhados com os objetivos do seu consultório e com as necessidades do seu público-alvo.

Quando você começa a criar seu plano de marketing de mídia social, é fácil cair em algumas armadilhas, como só fazer posts promocionais — afinal você quer que todos conheçam seu consultório e seus serviços — ou apenas compartilhar posts de outras páginas — pois eles são relacionados com sua área. O problema nisso é que para o sucesso de uma estratégia, seu objetivo deve ser construir um relacionamento com seu público, criando uma base sólida de seguidores, o que exige uma abordagem variada.

Conteúdo original é fundamental para ser conhecido e ganhar credibilidade nas redes sociais. Se você estiver compartilhando apenas o conteúdo de outras pessoas, seu público nunca conhecerá a verdadeira personalidade do seu consultório. Compartilhar sua experiência, conhecimento e perspectiva é essencial. Dê ao seu público a oportunidade de conhecê-lo e saber como seus serviços específicos podem atender às suas necessidades.

Combinar conteúdos compartilhados, originais e promocionais, portanto, é o método mais efetivo, garantindo que os seguidores tenham acesso a informações importantes de saúde, criando confiança em seus conhecimentos, tenham acesso a conteúdo de terceiros que esteja em alta, gerando interação e também fiquem sabendo dos serviços prestados em seu consultório.

Tenha em mente ainda que o trabalho de mídia social deve ser consistente para ter resultados. Não adianta postar demais e acabar incomodando e afastando as pessoas, mas também não se pode deixar a página parada por semanas, fazendo com que seu alcance diminua e as pessoas esqueçam de você.

Atenção: mantenha o conteúdo de sua página estritamente profissional, evitando assuntos como política, vida pessoal ou opiniões não relacionadas à sua área de atuação.

Não interagir com os pacientes online

As redes sociais estão mudando a maneira como os consultórios se comunicam com seus pacientes. Postar em algumas redes sociais selecionadas pode ajudá-lo a permanecer conectado a pacientes anteriores, manter os pacientes existentes e atrair os potenciais.

No entanto, a maioria do público-alvo não iniciará uma conversa com você se não tiver um motivo ou se achar que será ignorado. É por isso que é importante publicar conteúdo relevante regularmente, que seja capaz de iniciar conversas com seus seguidores. E isto envolve publicação não apenas na sua página, mas também participando de discussões pertinentes em outras páginas que envolvam seu público de interesse, buscando atrair e engajar potenciais pacientes.

Além disso, se seus pacientes estão tomando a iniciativa de deixar um comentário ou fazer uma pergunta, você deve responder rapidamente.

Reserve algum tempo todos os dias para interagir de modo significativo com seus pacientes. Se você não obtiver nenhum envolvimento de seu público, sua estratégia geral de marketing de mídia social e estratégia de conteúdo devem ser revistas.

Não atentar para as avaliações recebidas online

Avaliações online podem ser de grande valor para construir a imagem do consultório e fazer com que potenciais pacientes se decidam por agendar uma consulta. Porém, é preciso lembrar que nem sempre as avaliações são positivas. Mesmo no caso de comentários negativos, o médico ainda pode aproveitar a oportunidade para melhorar eventuais problemas do consultório ou do atendimento.

O que é necessário atentar é para o acompanhamento destas avaliações recebidas. Um comentário ruim que fica sem resposta do médico passa a impressão de que ele não se importa e não tomou nenhuma providência a respeito do problema que foi relatado pelo paciente. O médico deve frequentemente analisar as avaliações recebidas, respondê-las e tentar resolver as situações junto aos pacientes para que possivelmente eles até mesmo alterem a avaliação para algo positivo.

Não ter um plano de marketing para as mídias sociais

O marketing de mídia social será um desperdício de tempo sem um plano de ação eficaz. Muitos consultórios médicos caem nessa armadilha. Eles postam coisas aleatoriamente em suas contas de mídia social, compartilham conteúdo aqui e ali e tentam atrair pacientes ou seguidores. Isso não é marketing de mídia social; isso é simplesmente falta de planejamento e de estabelecimento de metas.

O marketing de mídia social deve ser abordado da mesma maneira que você aborda qualquer outra campanha de marketing. Você deve ter objetivos específicos, um orçamento e um plano de ação concreto que delineie o que você está tentando alcançar, como você alcançará seu objetivo, como você medirá o resultado e quais recursos você precisará para alcançar esse objetivo.

Se a sua estratégia não atrair 20 novos pacientes durante a noite, não se estresse. Há um mito desatualizado de que o marketing de mídia social produzirá resultados instantâneos. O fato é que a mídia social é um esforço de construir relacionamentos, particularmente quando você está tentando estabelecer sua marca. Portanto, evite a armadilha de mudar continuamente de estratégia só porque ela não gerou gratificação instantânea.

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Para muitos donos de clínicas e consultórios, o mundo do marketing de mídia social é cheio de erros desconhecidos. Você não precisa ser um gênio de publicidade para evitar essas armadilhas e colher os benefícios de uma boa estratégia. Com a abordagem correta e um pouco de persistência, seu consultório médico pode obter um sucesso cada vez maior.

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