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6 melhorias rápidas para fazer na sala de espera

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Uma das principais reclamações que os pacientes fazem sobre o atendimento médico diz respeito ao tempo de espera. Enquanto reduzir essa espera demanda muitas mudanças e investimentos em seu consultório, há pequenos ajustes que podem ser feitos para trazer melhorias imensas na experiência de espera na recepção.

Regra de ouro: considere sua clientela

Seus pacientes deverão ditar a estrutura da sua sala. Sua especialidade e seu atual portfólio de pacientes são referências para saber quais mudanças fazer – se você deve oferecer café ou achocolatado, revistas ou brinquedos na recepção.

Mantenha a recepção limpa e organizada

Manter a recepção limpa é uma tarefa óbvia e imprescindível, mas é sempre importante ressaltar o impacto que uma sala de espera limpa traz para o paciente: além da ideia de higiene e assepsia, passa uma sensação de acolhimento e bem-estar. Planeje uma faxina com auxílio de profissionais; a frequência deve variar de acordo com o fluxo de pacientes e o tamanho de seu consultório.

Ofereça variedade de leitura

Revistas e jornais constituem um eficiente material para distração, pois oferecem entretenimento individual sem promover barulho como a TV ou música. Mantenha uma variedade de leitura atualizada e em boas condições. Lembre-se de que mesmo que você atenda majoritariamente a mulheres (como é o caso de ginecologistas), suas pacientes podem estar acompanhadas, portanto o material para leitura deverá oferecer uma boa variedade.

Organize os assentos adequadamente

Se você atende a muitos pacientes, talvez seja necessário adicionar novas cadeiras; se a espera geralmente é longa, você pode pensar em adquirir um sofá ou futon; se você atende a muitos pacientes com muletas, cadeira de rodas ou andadores, avalie se a disposição dos móveis é favorável para a movimentação desses pacientes.

Ofereça pequenos agrados

Os pequenos agrados são benefícios evidentes para o paciente e que trazem pouco custo para o consultório. Se você ainda não oferece um café, avalie disponibilizar uma mesa com recursos para um pequeno lanche ou então uma área com carregadores para os mais ávidos por tecnologia reabastecerem seus celulares.

Crie uma atmosfera

A atmosfera do consultório é aquilo que o paciente lembrará do espaço quando for embora. Promova uma iluminação aconchegante com uso de luminárias com luzes quentes espalhadas pela sala, defina uma decoração acolhedora com quadros, plantas ou aquários e invista em um aroma que sirva de identidade para seu consultório.

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