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8 dicas para fortalecer sua marca

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Mais do que simplesmente uma estratégia para conseguir captar pacientes, o trabalho em cima da construção de uma marca para o seu consultório ou clínica possibilita que você se estabeleça como referência nos serviços que presta, se diferenciando da concorrência, sendo lembrado e assim se mantendo sempre em crescimento.

8 dicas para fortalecer sua marca

A construção de uma marca é um trabalho de longo prazo, que combina diversas estratégias diferentes para que seja passada aos pacientes a imagem que deseja de seu consultório. Se você está investindo para construir uma marca forte de seu consultório ou clínica em sua região, veja abaixo algumas dicas de como fortalecer sua marca.

Identidade

A identidade visual do consultório é o que vai permitir que seja fixada uma imagem na cabeça dos clientes, de modo que eles se lembrem de você sempre que virem esta identidade ou referências que lembrem a mesma. Ela vai além da logomarca, envolvendo o uso de cores em todo material e ambiente do consultório, o estilo adotado, a tipografia, etc. A criação de todo um conjunto uniforme e coerente, que consiga transmitir os valores do consultório, faz com que a marca se torne facilmente identificável.

História

Para que uma marca consiga atingir o cliente e fazer com que ele crie uma identificação, é importante que ele saiba a história por trás da marca, quais são seus valores e com o que se preocupa. Busque deixar isso claro para seus pacientes, tanto nas atitudes e mesmo divulgando por escrito em seu site, ou em quadros no consultório. Ao perceberem um propósito maior por trás de sua marca, os pacientes se sentirão orgulhosos em fazer parte dela e ajudarão a passar a mensagem adiante.

Divulgação

Para que sua marca se estabeleça como relevante, as pessoas precisam ouvir sobre ela. Crie sua presença nos diversos canais de comunicação relevantes, criando um site, blog, perfis em redes sociais e catálogos de médicos na internet, adotando o envio de email para os pacientes da clínica e também para seguidores de seu site e blog, sem esquecer de investir também em algum material impresso, como cartões de visita, panfletos informativos e/ou de publicidade, etc. Outro meio importante de alcançar as pessoas e divulgar sua marca é pela participação em eventos e trabalho voluntário, por exemplo.

Conteúdos relevantes

Uma forma de se destacar e mostrar o comprometimento de sua marca com a saúde e a informação dos pacientes é através da criação de conteúdos relevantes. Dessa maneira você não apenas ajuda seus pacientes a terem acesso a informação de qualidade sobre saúde, como atrai outras pessoas que acompanharem seus conteúdos a se consultarem com você quando precisarem. O marketing de conteúdo, mantendo um blog com informações de sua especialidade, é com certeza uma das mais importante ferramentas que você tem para fortalecer sua marca, atingindo grande número de pessoas.

Experiência do paciente

Uma experiência excelente de atendimento em seu consultório é o que irá consolidar a marca na mente do paciente, que se lembrará da qualidade dos serviços que recebeu e assim irá indicar a outras pessoas. A experiência do paciente começa desde o momento que decide agendar uma consulta, tendo a boa comunicação como uma das principais bases, mas envolvendo muito mais, como o próprio ambiente do consultório, os diferenciais oferecidos e, claro, a própria consulta, principalmente a atenção recebida pelo médico.

Comunicação

Existem três aspectos importantes quanto à comunicação que podem ajudar a fortalecer a sua marca e a mensagem que ela passa. A primeira questão é quanto à uniformidade da comunicação. Todos aqueles envolvidos no atendimento ao paciente devem ter seu discurso alinhado com os valores e a mensagem da marca, incluindo o médico, secretárias, auxiliares e também a comunicação feita no site, redes sociais, por email, etc.

O segundo aspecto diz respeito à comunicação direta com os pacientes, que deve ser clara, cordial, passando sempre tranquilidade e empatia, para ajudar na construção da confiança do paciente.

Por fim, o terceiro aspecto que é essencial para a marca tem a ver com a continuidade da comunicação, estabelecendo canais para que se mantenha o contato com o paciente não só nas etapas do atendimento, mas também após, demonstrando preocupação e tentando então fidelizá-lo.

Tecnologias

A tecnologia é uma grande aliada para construir uma marca forte, sendo essencial em diversas das dicas que citamos anteriormente, como na comunicação, na experiência do paciente, na divulgação do consultório... Conheça as possibilidades que a tecnologia pode trazer não só para você, mas também para seus pacientes, tornando a experiência deles mais rica e mais fácil, como agendamento online, lembretes de consultas, aplicativo de saúde integrado, entre outras.

Estratégia definida

Ter uma estratégia definida para sua marca é ponto-chave para que você consiga organizar os próximos passos a tomar e continuar trabalhando para o fortalecimento e consolidação da mesma. Buscar o auxílio de um profissional da área de marketing pode ser algo interessante também, principalmente se você não dispõe de tempo para dedicar à execução destas estratégias.

 

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