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Como usar o Facebook e outras redes sociais para alavancar seu consultório médico

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O uso de redes sociais é uma realidade que se expandiu muito além das interações interpessoais. As redes se tornaram um espaço de interação também entre empresas / marcas e seus consumidores. Os consultórios e clínicas médicas não ficam de fora disso. Com cada vez mais pacientes buscando online por referências antes de escolher um médico para se consultar, não marcar sua presença online pode significar que muitos pacientes em potencial estão sendo perdidos.

Falamos em um artigo anterior sobre o Marketing Digital e todas as possibilidades que a internet oferece. A rede social é o espaço onde você poderá compartilhar conteúdo, transmitir informações, interagir com seu público e assim construir a imagem de seu consultório. Mas claro que o uso da rede social profissionalmente é muito diferente do uso pessoal que conhecemos.

Como usar o Facebook e outras redes sociais para alavancar seu consultório médico

Como criar?

Primeiramente, independente de qual rede social seja, seu perfil pessoal deve ser algo completamente separado do perfil ou página de seu consultório ou clínica. No caso do Facebook, especificamente, o correto é que seja criada uma página (fan page), que as pessoas podem 'curtir' e seguir, e não um perfil. Nem todas as redes sociais (Twitter e Instagram, por exemplo) têm esta diferenciação entre um perfil pessoal ou uma página profissional.

A escolha de quais redes adotar para o consultório depende da estratégia que tem planejada para o marketing do consultório e também da disponibilidade que terá para gerenciar estas redes. Se estiver começando agora, o Facebook com certeza é a opção mais interessante. Você pode começar por ele e então aderir a outras redes conforme achar que podem trazer benefícios.

Criar uma conta em rede social é simples, e o melhor, totalmente gratuito. No Facebook, para criar uma página, é necessário que você tenha também um perfil pessoal, através do qual você tem acesso ao gerenciamento desta página. Mas não se preocupe, na página não é identificado qual o perfil que gerencia a mesma, de modo que os seguidores não terão acesso ao seu perfil pessoal. Se você ainda não é usuário do Facebook, terá então que criar um perfil pessoal primeiro, ainda que você não vá utilizá-lo efetivamente.

Em outras redes, basta uma conta de email para criação diretamente do perfil.

Ética e profissionalismo

Deve-se ter em mente que o uso das redes sociais na promoção do consultório médico se dá de forma bem diferente de como é um uso pessoal dessas redes. Se no âmbito pessoal este é o espaço para expressão de opiniões e gostos pessoais, no âmbito profissional deve-se ter especial atenção àquilo que se posta e compartilha. Não é mais a sua imagem que está ali, particularmente, mas sim a imagem de seu consultório, da sua marca, que deve demonstrar seu profissionalismo e ética.

É importante manter o foco na temática da área de saúde, e ainda que haja espaço para certo bom humor e descontração, este tipo de conteúdo deve sempre receber especial atenção quando compartilhado para que se tenha certeza que não irá gerar nenhum efeito negativo.

Deve ainda haver um limite estabelecido quanto à interação com os pacientes. O meio online tende a gerar uma ideia de intimidade e aproximação mais facilmente do que ocorre pessoalmente, o que pode levar a pacientes querendo 'diagnóstico' online, de certa forma. É necessário deixar claro que existem limites e que a resposta a dúvidas simples online não substitui uma consulta presencial. Se o paciente apresenta sintomas, apenas pessoalmente o médico pode fazer uma correta avaliação e realizar exames para que se chegue a um diagnóstico e seja indicado um tratamento.

O que postar e como conseguir alcance?

Ter uma página estática do Facebook com informações básicas sobre seu consultório (basicamente um outdoor online) é apenas o primeiro nível de marketing de mídia social. Uma das chaves para o sucesso do marketing nas redes sociais é tornar a sua página interessante. Publique materiais na página com freqüência, compartilhando informações sobre o consultório, mas também compartilhando artigos sobre saúde, bem-estar, dicas, etc. que façam sua página valer a pena de ser seguida. Isso toma tempo e um pouco de planejamento sobre quais informações são boas para compartilhar, mas fará da sua página um lugar de discussão e interação, onde as pessoas podem ir para encontrar informações interessantes.

Não se esqueça que sua página irá passar a imagem de seu consultório. Então tenha em mente qual é esta imagem que deseja passar e planeje suas publicações de acordo.

Conseguir alcance é algo que vai acontecendo naturalmente conforme as pessoas vão encontrando sua página e conforme você publica bons conteúdos que conseguem gerar compartilhamentos. Mas se você quiser realmente investir para que o Facebook traga resultados como ferramenta de marketing, é possível promover sua página e mesmo publicações específicas por valores pequenos. Há diferentes formas de anúncio, de acordo com seu objetivo (conseguir seguidores, anunciar uma promoção, fazer com que visitem seu site, etc). Esta é uma maneira rápida de aumentar seu alcance e construir uma boa base inicial de seguidores, mas sem esquecer que no fim é a qualidade do conteúdo postado que irá realmente manter seu público e trazer a chance de conseguir novos pacientes.

O que não fazer?

O CFM possui algumas regras quanto ao uso de redes sociais por médicos para fins profissionais. É importante estar atento a estas regras para evitar que a sua ferramenta de marketing acabe na verdade trazendo problemas. Consulte nosso artigo sobre as regras do CFM para publicidade médica.

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