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4 dicas de branding para consultórios médicos

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Então, qual é a sua marca? E o que você quer que ela seja? Pode parecer uma pergunta incomum para médicos e consultórios. Branding não é principalmente para bens de consumo como refrigerantes e automóveis? Esse tipo de noção comercial se encaixa nos cuidados de saúde? Enquanto o marketing de grandes empresas como a Coca-Cola e a BMW são mestres de branding, a ideia de uma "marca" se aplica a qualquer organização.

Os partidos políticos têm marcas. Instituições de caridade têm marcas. Universidades têm marcas. Mesmo indivíduos têm suas próprias marcas. E, tendo você se proposto a criar uma ou não, seu consultório tem uma também.

4 dicas de branding para consultórios médicos
Branding, ou gestão de marcas, é o trabalho de construção e gerenciamento de uma marca junto ao mercado. É um conjunto de ações estratégicas que, quando aplicadas de forma eficiente, contribuem para a construção da percepção do consumidor em relação à empresa de forma positiva – ou seja, da forma como se pretendia que ele a interpretasse.

Sua marca não é apenas o que você diz que seu consultório é. Sua marca é sobre o seu relacionamento com seus pacientes e a resposta emocional que eles têm com seu consultório. Você pode influenciá-los através de esforços de branding, mas os pacientes, em última análise, decidem sua percepção com base nas próprias experiências. A percepção do paciente corresponde à sua? Esse é o tipo de pergunta que você deve pensar quando considera como definir e promover a marca de seu consultório.

Veja quatro ideias que podem te ajudar a alcançar seus objetivos de branding, enquanto minimizando a perda de tempo, dinheiro e esforço.

1. Priorize a consistência

Construir uma marca -- assim como sua reputação pessoal -- tem a ver em grande parte com confiabilidade. Se o seu objetivo é estabelecer uma marca que destaca, digamos, conveniência ou inovação, apoie este conceito com ações correspondentes que sejam significativas para seus pacientes. Por exemplo, um consultório pediátrico que oferece aos pais ocupados a oportunidade de agendar consultas de manhã cedo ou à noite está agindo de acordo com a ideia de conveniência que deseja passar. Quando seus serviços se alinham com o que você diz sobre sua marca, os dois se reforçam mutuamente na mente dos pacientes. Por outro lado, se o conceito que você adota é inconsistente com o que os pacientes experimentam de fato, há uma boa chance de que essa diferença fará com que os pacientes criem um sentimento negativo sobre sua marca.

Consistência em suas comunicações é uma forma de economizar tempo e dinheiro. Desenvolva uma logomarca e um esquema de cores que se relacione com a imagem que você pretende transmitir, e use sua identidade visual em todos os seus materiais: papel timbrado, site, folhetos, placa, etc. Repetir a sua logomarca e esquema de cores é o caminho mais curto para memorização pelos pacientes (e 'mais curto' significa menos esforço e dinheiro). Passe uma forte impressão visual que transmita seus objetivos de branding e combine-a com uma experiência correspondente.

2. Busque feedback

Para ter certeza de que a realidade de sua marca corresponde às suas intenções, você precisará de um feedback honesto. A boa notícia é que atualmente é mais fácil do que nunca obter este feedback.

Avaliações online são um bom ponto de partida. Muitos consultórios não consideram o feedback recebido online. No entanto, os comentários dos pacientes podem revelar problemas genuínos que afetam negativamente sua marca. Acompanhar as avaliações recebidas lhe dá uma oportunidade para corrigi-los. Corrigir esses problemas potenciais ajudará você a manter-se no caminho certo se estiver tentando construir uma marca que represente excelente serviço e acessibilidade.

Você também pode solicitar feedback de seus pacientes através de formulários de satisfação. E não se esqueça de que outros médicos que trabalham em seu consultório ou clínica (e seus funcionários) podem oferecer uma contribuição valiosa sobre como seus serviços correspondem com o que sua marca promete.

3. Não tente ser e fazer tudo

Para os médicos que têm sempre procurado ser os melhores em tudo o que fazem (e muitas vezes chegam perto disso), pode ser difícil resistir à noção de que seus consultórios irão satisfazer todos os desejos que um paciente pode ter de sua especialidade. No entanto, é provável que você se sinta duvidoso quando uma empresa tenta lhe vender a ideia que ela é capaz de fazer tudo igualmente bem -- e não é diferente para os pacientes. Quando você promove a ideia de que você é excelente em tudo, torna difícil para os pacientes se lembrarem exatamente o que é mais especial sobre seu consultório.

Limite as mensagens de sua marca a alguns atributos-chave que representam o serviço que você deseja fornecer. Isso tornará sua mensagem mais clara. Você terá uma melhor chance de se destacar e entregar os ideais da sua marca.

4. Reserve tempo para reagrupar e atualizar

Quando você passa pelo processo necessário para avaliar logomarcas, designs de sites e outros materiais de marketing, é natural sentir um senso de conclusão. Mas o branding é algo que nunca está realmente finalizado. Ao longo do tempo, a maneira como você pensa sobre sua marca vai evoluir gradualmente. Tendências de design, também. Certifique-se de reavaliar com novos olhos sua marca e estratégia de marketing pelo menos a cada cinco anos, para garantir que seus materiais representam quem você é no momento.

 

Fonte: Physicians Practice

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