Gostou do artigo? Compartilhe!

Ética no consultório médico: seus parceiros estão alinhados com seus valores?

A+ A- Alterar tamanho da letra
Avalie este artigo

Ao estabelecermos qualquer tipo de relação com alguém, analisamos primeiramente qual é o comportamento que esta pessoa tem com relação a nós. Depois, em um segundo momento, avaliamos como a pessoa se comporta diante de outras pessoas. Estas avaliações tem o propósito subjetivo de nos auxiliar a concluir se os comportamentos estão alinhados com os nossos e se queremos de fato então prosseguir nas relações.

Ética

Com empresas não é diferente. O comportamento de uma empresa perante o mercado, seus clientes e seus concorrentes demonstra como é o seu código de ética. A postura social diante dos diferentes públicos que interage, sua visão, missão e princípios nos dão uma ideia de como poderá ser o relacionamento desta empresa conosco e quais serão os impactos em nossa vida.

Segundo o dicionário Michaelis, ética é a parte da Filosofia que estuda os valores morais e os princípios ideais da conduta humana, assim como o conjunto de princípios morais que se devem observar no exercício de uma profissão.

Mas, quais os impactos da palavra ética nos consultórios médicos?

O paciente é o maior patrimônio do consultório. Para garantir que eles recebam sempre o melhor atendimento, quando um consultório médico ou clínica escolhe seus funcionários, é normal avaliar se o comportamento deles está de acordo com os seus interesses e sua ética, mantendo assim o padrão de atendimento.

O mesmo acontece com as empresas escolhidas pelo médico para comporem o consultório. Optar por trabalhar com empresas e pessoas que possuem uma ética diferente e desalinhada poderá levar o paciente a ter uma visão distorcida do consultório e do trabalho do médico, podendo inclusive gerar insegurança nesta relação.

Relação médico - parceiros

Por isto, antes de optar por esta ou aquela empresa parceira, avalie também o comportamento de cada uma delas diante do mercado, de seus clientes e de seus concorrentes, além de avaliar como se dá o relacionamento delas com você.

Fazendo desta forma, o seu consultório terá cada vez mais coerência com sua ética e os laços de confiança com os seus pacientes estarão cada vez mais fortalecidos, gerando frutos promissores para o seu sucesso.

Gostou do artigo? Compartilhe!