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Planejando suas férias? Veja o que você deve fazer antes de tirar o merecido descanso

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O planejamento das férias é um processo importantíssimo para os médicos que têm seu próprio consultório. As férias possuem benefícios inegáveis, tanto para o trabalhador quanto para a empresa, pois restauraram a força física e mental, aliviam as tensões acumuladas no dia-a-dia e preparam o funcionário para desempenhar suas funções com mais vigor em seu retorno.

Como escolher o melhor período?

Assim como os demais profissionais liberais, os médicos precisam pensar no melhor momento para sua pausa. Em geral, profissionais que têm seu próprio negócio optam por tirar férias num mesmo período todos os anos, o que simplifica bastante sua agenda de atendimento.

Uma recomendação antes de determinar seu período de férias é avaliar as características de sua especialidade e região e descobrir a época do ano em que há menor atividade em seu consultório. Uma boa maneira de analisar esses dados é utilizando o Centralx® Reports, uma ferramenta incorporada ao HiDoctor que permite visualizar as estatísticas do consultório – da quantidade de agendamentos às desmarcações feitas no período que você escolher: assim, você pode determinar, com precisão, qual época do ano há menos atividades no consultório*.

Planeje a melhor data

Somando-se a isso, os profissionais podem considerar planejar o período de recesso durante as férias de seus cônjuges e filhos, facilitando o planejamento de viagens e outros projetos em família.

Programe com sua secretária

O direito às férias é garantido por lei, mas é o empregador quem determina o período. O ideal é que você converse com sua secretária para que ambas as partes fiquem satisfeitas sobre o período de férias combinado.

Enquanto você estiver de férias, é muito provável que as tarefas de sua secretária se limitem à marcação de consultas. Ative o Agendamento Online em seu consultório e permita que ele trabalhe enquanto sua secretária estiver de férias.

Programe com sua secretária

Programe suas agendas de consulta

Assim que determinar o período de suas férias, programe suas agendas de consulta para impedir a marcação de compromissos nos dias em que você estiver de férias. Na agenda do HiDoctor, basta seguir o passo-a-passo:

  1. Clique no botão Bloqueio e bloqueie os dias que você não realizará atendimento. Veja como.
  2. Acesse seu CatalogoMed para “configurar a Agenda Med”.
  3. Altere a data em “Horários disponíveis a partir de” para logo após seu retorno – com esta opção ativa, você continua recebendo agendamentos, mas precisará confirmá-los antes que expirem.
  4. Uma outra opção é desmarcar o campo “Habilitar marcação online de consulta para este endereço” – isso irá desativar completamente o agendamento online e você não receberá nenhuma solicitação de consulta enquanto não reativar a opção.

Avise seus pacientes na consulta

Uma boa prática é avisar seus pacientes na consulta com pelo menos um mês de antecedência, principalmente aqueles que estão fazendo acompanhamento. Assim, você fornece tempo útil para que seus pacientes programem a próxima consulta para o período mais conveniente.

Recomende outros profissionais

Seus pacientes confiam em você. Indicar outro profissional para atendê-los durante sua ausência é um voto de confiança. É melhor avisar de sua ausência e indicar um profissional que possa assisti-los temporariamente do que ser visto como omisso e perder a confiança de seus pacientes.

Recomende outros profissionais

Publique em suas redes sociais

Se você possui um site, blog ou utiliza redes sociais profissionalmente, é bastante provável que seus pacientes acompanhem suas atualizações. Deixe bem claro no texto as seguintes informações:

  1. O período em que o consultório ficará fechado.
  2. Quais formas de agendamento estarão disponíveis (online ou pelo telefone) e o horário de funcionamento de cada uma.
  3. Se você disponibilizará uma forma de contato (email, celular, whatsapp, etc) ou se ficará completamente inacessível durante o período.
  4. Recomendações de outros colegas de profissão que poderão ajudar seus pacientes em caso de urgência.
Publique em suas redes

Outras formas de contato:

  1. Envie emails para os pacientes: não precisa ser todos, apenas aqueles que aguardam horários de atendimento ou clientes que dependem da consulta.
  2. Envie mensagens de texto automáticas através do XSMS.
  3. Deixe um aviso na saudação do seu correio de voz.
  4. Evite contatar seu paciente utilizando seu telefone pessoal, enviando SMS, mensagem via Whatsapp ou mesmo fazendo ligações: isto poderá dar a entender que você estará disponível para contato através deste telefone. A não ser que este seja seu objetivo, é uma situação a se evitar.

Quando voltar de férias...

Lembre-se de publicar o retorno dos atendimentos e as formas de contato com o consultório em todas as redes que você possuir.

Verifique as mensagens recebidas no email e secretária eletrônica. Se você possui o Agendamento Online, confira na agenda do HiDoctor as consultas que seus pacientes solicitaram pela internet e confirme assim que possível.

*Exclusividade dos assinantes do Pacote HiDoctor® +.

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