Gostou do artigo? Compartilhe!

[EBOOK] Tempo de espera do paciente - como impacta o consultório médico e como reduzi-lo

A+ A- Alterar tamanho da letra
Avalie este artigo

Quase dois em cada cinco pacientes ficam frustrados com o médico antes mesmo de a consulta começar. Por que tantos compromissos começam com o pé esquerdo?

Bem, o tempo médio de espera do paciente para organizações de saúde nos Estados Unidos é de cerca de 20 minutos, de acordo com uma pesquisa realizada pela Software Advice. No Brasil, apesar de não haver dados certos sobre o tempo de espera, a demora é comum e possivelmente fica em uma média parecida, se não maior.

Para uma grande parte dos pacientes entrevistados na pesquisa citada, uma espera de aproximadamente 20 minutos já não funciona para eles. 43% dos pacientes começam a se sentir frustrados quando o tempo de espera no consultório médico atinge a marca de 20 minutos ou antes.

As clínicas e consultórios que falham em lidar com essas frustrações de tempo de espera podem perder até 48% de sua base de pacientes em um ano – sem contar os pacientes em potencial que evitam seu consultório depois de ficar sabendo sobre os longos tempos de espera por meio de avaliações online.

Veja algumas das principais conclusões da pesquisa:

  • Mais da metade dos médicos pesquisados disse que os pacientes experimentam tempos de espera superiores a 20 minutos “frequentemente”, e 61% dos médicos já ouviram feedback negativo de seus pacientes em relação ao tempo de espera.
  • Em conjunto, 63% dos médicos acreditam que os tempos de espera têm “nenhum impacto” ou “impacto mínimo” em sua capacidade de reter pacientes; no entanto, 24% dos pacientes afirmam que mudaram de médico devido ao longo tempo de espera.
  • Sessenta e quatro por cento dos médicos afirmam que os horários de chegada dos pacientes (por exemplo, pacientes que chegam depois do horário agendado) são geralmente o maior motivo de atrasos.
  • Oitenta e três por cento dos pacientes afirmam que saber com antecedência qual será o tempo de espera pode ajudar a reduzir a frustração.

Nesse cenário de longos tempo de espera e insatisfação dos pacientes, o que é certo é que a falha em implementar soluções em sua sala de espera afetará severamente sua capacidade de reter, atrair e satisfazer os pacientes.

Neste eBook compilamos todos os resultados da pesquisa da Software Advice, que mostram dados que apoiam a afirmação acima. Além disso, confira também conselhos acionáveis e ferramentas técnicas para ajudá-lo a melhorar a satisfação do paciente e manter o processo de agendamento no caminho certo.

Baixe o eBook gratuito clicando abaixo:

...

O HiDoctor® é a única plataforma médica completa para seu consultório e dispõe de ferramentas para auxiliar o agendamento em seu consultório e otimizar a eficiência. Ele é software mais utilizado por médicos e clínicas no Brasil, e a Centralx® conta com mais de 30 anos de experiência no desenvolvimento de tecnologias para a área médica.

 

Gostou do artigo? Compartilhe!