Gostou do artigo? Compartilhe!

Resoluções de ano novo para seu consultório médico continuar evoluindo em 2021

A+ A- Alterar tamanho da letra
Avalie este artigo

Sem dúvida, 2020 foi o ano mais difícil (até agora) do século XXI. Mas conseguimos passar por ele e começar um novo ano. Agora, à medida que avançamos em 2021, este é o momento em que muitas pessoas fazem suas resoluções de ano novo.

Para ajudar nossos leitores a se comprometerem com novas iniciativas para o sucesso de seus consultórios médicos nesse novo ano, sugerimos a seguir algumas resoluções de ano novo úteis para continuar evoluindo em 2021.

Comprometa-se a ter uma presença online (ainda mais) forte

Quando foi a última vez que você pesquisou seu consultório ou clínica, ou mesmo seu próprio nome no Google, para ver que tipo de resultados aparecem online? Se você não fez isso no ano passado, agora é um bom momento para fazer. Estabelecer e acompanhar sua presença digital é essencial!

Confira os principais resultados, em quais sites e diretórios você aparece, se os dados de contato e especialidade estão atualizados em cada um deles e também aproveite para dar uma olhada nas avaliações recentes que recebeu, já que em muitos sites as pessoas podem fazer comentários para avaliar seu atendimento e seu consultório de modo geral.

Se seu consultório ainda não está listado em nenhum dos diretórios médicos online mais usados, como o CatalogoMed, você precisa incluí-lo nesses diretórios o mais rápido possível. Hoje em dia, se a sua clínica não aparecer nas buscas do Google e não tiver avaliações online, os pacientes em potencial provavelmente escolherão uma clínica diferente que tenha.

Além de conferir e atualizar seus dados nesses sites de terceiros, é fundamental que você invista no seu próprio site. É nele que você poderá ter maior controle sobre as informações que deseja que seus pacientes saibam sobre você, enfatizando seus serviços, especialidades, etc. Atualize seu site para mantê-lo sempre organizado e atrativo, e se você ainda não tem um site, comece a se planejar para criar um o quanto antes.

Este também é um bom momento para planejar como você garantirá que seu consultório tenha uma presença forte nas redes sociais. De acordo com a pesquisa The Global State of Digital in 2019, elaborado pela Hootsuite e We Are Social, 45% da população mundial usa redes sociais. No Brasil, 140 milhões de brasileiros usam ativamente as redes sociais e passam cerca de 2h por dia conectados a elas. Portanto, se você não mantém contas ativas de mídia social em sites como Instagram, Twitter e Facebook, está perdendo a oportunidade de divulgar seu consultório para um grande grupo de pacientes atuais e potenciais.

Avalie e melhore a saúde financeira da sua clínica ou consultório

Embora 2020 possa ter acabado, a pandemia de COVID-19 está aumentando. A ameaça de outra rodada de paralisações ou suspensões de procedimentos eletivos paira no horizonte, além de muitos pacientes ainda estarem com medo de frequentar ambientes de cuidados médicos e por isso permanecem adiando suas consultas.

Para ter certeza de que seu consultório está pronto para enfrentar o que quer que possa ocorrer em 2021, agora é a hora de avaliar a saúde financeira atual e identificar áreas problemáticas, bem como implementar mudanças para melhorar a receita e reduzir gastos.

Construa e implemente planos de ação para preparar seu consultório para crises

Se os consultórios médicos aprenderam alguma coisa em 2020, foi que muitos deles não estavam preparados o suficiente para lidar com uma crise inesperada – uma pandemia, colapso econômico, agitação civil, clima extremo ou qualquer uma das outras catástrofes que nos atingiram no ano passado. Agora, mais do que nunca, é importante certificar-se de que seu consultório tenha um plano para estar pronto para crises.

Para estar realmente pronto para crises, sua clínica ou consultório deve começar a olhar além dos riscos comumente esperados e estar preparado para ameaças menos óbvias (mas não menos iminentes) que podem paralisar os negócios ou interromper sua capacidade de cuidar dos pacientes. Essa preparação pode incluir os seguintes passos:

  • Identificar riscos únicos
  • Criação de uma equipe de resposta
  • Aquisição de componentes do plano de resposta
  • Elaboração e implementação de planos de resposta
  • Avaliação e melhoria de seus planos de resposta

Aposte na tecnologia para otimizar processos e maximizar resultados

2020 veio para confirmar de uma vez por todas o que na verdade todos já sabiam: o futuro é digital. Em meio ao lockdown em diversas partes do país (e do mundo), observamos as mais diversas áreas se adaptando para funcionar de modo remoto e online e continuar entregando os mesmos serviços.

A medicina no Brasil deu um enorme salto, regulamentando a telemedicina para que médicos e pacientes pudessem continuar com as consultas essenciais de modo seguro. As teleconsultas se tornaram cada vez mais buscadas e mais utilizadas ao longo de 2020, e com a pandemia ainda em curso essa tendência crescerá ainda mais em 2021, e provavelmente não irá embora mesmo quando a pandemia finalmente acabar.

Um consultório moderno e digital será a chave para o sucesso nos próximos anos, e irão se destacar aqueles que mais oferecerem aos pacientes conveniência, praticidade, eficiência e excelência. Agendamento online de consultas, software médico eficiente, comunicação instantânea e prática, teleconsultas, prescrições digitais, são todas tecnologias que muitos consultórios e clínicas já adotaram e estão fazendo toda diferença para seus resultados e o consequente sucesso.

...

Não importa quais resoluções de Ano Novo você escolha para seu consultório, você deve considerar 2021 como uma oportunidade para colocá-lo no caminho certo para alcançar níveis ainda maiores de sucesso.

O HiDoctor® é a única plataforma médica completa para seu consultório e o software mais utilizado por médicos e clínicas no Brasil, e pode ajudá-lo a crescer ainda mais em 2021. A Centralx® conta com mais de 30 anos de experiência no desenvolvimento de tecnologias para a área médica.

 

Gostou do artigo? Compartilhe!