Gostou do artigo? Compartilhe!

Planejamento estratégico: uma vantagem competitiva duradoura

A+ A- Alterar tamanho da letra
Avalie este artigo

A pandemia de COVID-19, sem dúvida, atingiu duramente os consultórios médicos. Muitos optaram por fechar o consultório para atendimento a pacientes não urgentes ou seguiram o caminho de colocar a maioria de seus pacientes em consultas por telemedicina. Mas ainda que com adaptações e novas práticas, a medicina não para e, à medida que o mundo obtém uma melhor compreensão do vírus, seu consultório estará novamente ocupado e de volta às atividades normais.

Consequentemente, os médicos estão aproveitando a oportunidade da diminuição da carga de pacientes e de menos horas clínicas nesse momento atual para se concentrar nas iniciativas estratégicas de negócios que estavam deixando de lado. Nessa linha, está incluído o planejamento estratégico e, se você não tiver feito um planejamento estratégico nos últimos dois anos, seu consultório está atrasado. O plano estratégico, para ser de valor a longo prazo, deve ser tratado como um processo comercial contínuo. Ele deve evoluir e mudar para refletir as mudanças nas condições do mercado e da indústria.

Como um médico proprietário de consultório, você obviamente está sempre ocupado. Você tem uma lista interminável de tarefas a fazer, um calendário completo e muitas pessoas com quem conversar, fazendo você se perguntar como vai fazer tudo isso. No entanto, à medida que o consultório cresce e o ambiente da saúde se torna mais complexo, a necessidade de planejamento estratégico se torna maior.

Criar um plano estratégico e pensar estrategicamente não significa fazer mais. Eles se concentram em como você gasta seu tempo, para que você seja mais eficaz em atingir seus objetivos e chegar aonde deseja ir. Dito isto, nenhum consultório médico tem uma quantidade ilimitada de tempo, dinheiro ou recursos humanos. O planejamento estratégico pode ajudá-lo a aproveitar ao máximo os recursos que possui, permitindo que você tenha mais prazer em seu trabalho enquanto o faz.

Veja oito razões para reunir sua equipe para uma sessão de planejamento estratégico.

Visão

Você criará uma visão clara do que define o sucesso para você, o que espera alcançar no futuro. Se você não sabe para onde está indo, como vai chegar lá?

Prioridades

Você identificará prioridades a curto e médio prazos. Você não pode fazer tudo ao mesmo tempo; concentre-se no que precisa ser feito agora e faça bem feito.

Alinhamento

Você terá alinhamento e aceitação em relação à direção e estratégia. Ter essas conversas fará com que sua equipe deixe de estar implicitamente na mesma página para ficar explicitamente na mesma página. A clareza energizará toda a equipe.

Identifique desafios

Você criará uma oportunidade para falar sobre os principais problemas enfrentados pelos negócios (concorrência, mudança de tendências, etc.). Você quer surfar nas ondas, não ser esmagado por elas. Ser reativo afasta-o de seus planos e desvia seus olhos de seus objetivos.

Direção

Você criará um roteiro claro para o resto da organização. Sua equipe quer saber para onde está indo o consultório e como eles podem contribuir. Uma equipe envolvida é 20% mais produtiva do que uma que é neutra (ou, pior, desmembrada). Sua equipe quer vencer e é assim que você pode ajudá-los.

Comunicação aberta

Você criará espaço para as pessoas compartilharem o que está acontecendo com elas e o que elas querem ver como o futuro da organização. Isso abrirá linhas de comunicação e irá melhorar o trabalho em equipe.

Fortalecimento

Você capacitará outras pessoas a assumir tarefas que levarão o consultório adiante. Como proprietário, isso significa menos combate a incêndios e mais foco no que você faz melhor: assistência ao paciente, liderança e execução.

Valores e cultura

Você criará a cultura, os valores e os comportamentos que deseja promover dentro de seu consultório. Quando seus valores estiverem claramente articulados, sua equipe entenderá o que você espera deles no dia-a-dia. Cultura e valores são a cola que mantém um plano estratégico unido.

...

Os consultórios médicos que aplicam consistentemente uma abordagem disciplinada ao planejamento estratégico estão melhor preparados para evoluir à medida que o mercado local muda e à medida que o setor de saúde passa por reformas. O benefício da disciplina que se desenvolve a partir do processo de planejamento estratégico leva a uma melhor comunicação. O planejamento também facilita a tomada de decisões eficaz, a melhor seleção de opções táticas e leva a uma maior probabilidade de alcançar as metas e objetivos estabelecidas pelo médico.

O planejamento estratégico pode ser um processo desafiador, principalmente na primeira vez que é realizado em um consultório. Com paciência e perseverança, além de um forte esforço de equipe, o plano estratégico pode ser o começo de resultados aprimorados e previsíveis para os negócios. Quando o planejamento estratégico é tratado como um processo contínuo, torna-se uma vantagem competitiva e uma garantia ofensiva da execução diária aprimorada das práticas de negócios.

O planejamento estratégico é o roteiro do seu consultório para alcançar seus objetivos e realizar sua visão de sucesso.

 

Gostou do artigo? Compartilhe!