Gostou do artigo? Compartilhe!

Os desafios do crescimento: como começar a expandir seu consultório?

A+ A- Alterar tamanho da letra
Avalie este artigo

Começar é mais difícil — a expansão também é!

Aqueles que enfrentaram o desafio de iniciar um consultório médico — financiamento, localização, pessoal, seguro e construção de reputação — podem pensar que expandir um consultório é relativamente fácil.

De fato, a expansão é tão desafiadora quanto. A maioria dos consultórios bem estabelecidos entende a necessidade de crescimento e deseja crescer, mas pode não ter certeza sobre o melhor caminho a seguir. Eles deveriam adicionar outros médicos à equipe? Abrir locais de atendimento adicionais? Um pouco de cada um? E como fazer isso?

E, ao ponderarem sobre essas questões, uma realidade igualmente crítica os enfrenta todos os dias — a necessidade de atender às necessidades dos pacientes atuais!

Tire um tempo para pensar sobre isso

Antes de dar o primeiro passo em direção à expansão, é melhor discutir a questão com outras pessoas que estejam envolvidas em seu negócio e pensar seriamente. Avaliar suas capacidades, necessidades e opções pode economizar tempo e dinheiro — e ajudar a garantir que seu tempo e esforço sejam gastos com sabedoria.

Primeiro, que tipo de expansão?

Algumas organizações simplesmente replicam o que já está funcionando, mas em uma escala maior, adicionando médicos à equipe, novos serviços e locais adicionais conforme necessário.

Mas essa abordagem pode não ser a melhor ou mais econômica para sua organização. Existem muitas maneiras de atender à demanda por serviços adicionais de assistência médica, e nem todas exigem investimento em pessoal, equipamento ou novas locações.

Aumentar o uso das ferramentas existentes

Consultórios que utilizam um software médico completo podem reavaliar o uso que é feito da ferramenta. Em muitos casos, o software oferece diversas funcionalidades que têm capacidade para aumentar a produtividade do consultório, mas elas não estão em uso, e inclusive em grande parte dos casos os médicos nem sabem que possuem essas funcionalidades em seu sistema.

Conhecer por completo seu software médico e testar as diferentes ferramentas que ele oferece pode mostrar novas possibilidades que irão otimizar o consultório e desenvolvê-lo.

Confirmações e lembretes de consulta automatizados, por exemplo, podem diminuir tanto as faltas quanto os atrasos, permitindo que mais pacientes sejam atendidos diariamente, semanalmente e mensalmente.

Se o software médico que você utiliza não oferece funcionalidades completas que permitam maior produtividade, pode ser interessante considerar se não é o momento de mudar para um software completo.

Acelerar seus fluxos de trabalho

Outro método comprovado de lidar com o crescimento é otimizar os fluxos de trabalho para que você possa ver mais pacientes — sem sacrificar a qualidade.

A tecnologia pode auxiliar nessa otimização através de diversas ferramentas para a recepção, para o atendimento médico e para a gestão do consultório, como agenda e prontuário eletrônicos para registro prático e ágil de dados.

Em artigo anterior abordamos diversas formas como é possível otimizar as tarefas no consultório médico através das ferramentas do software médico, tornando o consultório mais eficiente, principalmente quando todas as ferramentas funcionam integradas. Confira em detalhes no artigo:

» Você sabe como pode otimizar as tarefas em seu consultório médico?

Estar atento à sua reputação

Os consultórios mais experientes revisam regularmente os perfis de mídia social e leem as opiniões dos pacientes. O impacto das mídias sociais é mais poderoso do que nunca. Seu consultório pode ter boas avaliações, mas mesmo apenas algumas avaliações ruins podem desencorajar os pacientes em potencial de optarem por receber seus cuidados.

Antes de considerar a expansão, os consultórios devem atender às críticas negativas, respondendo-as apropriadamente. Essas avaliações podem ser injustas, até falsas, mas como os pacientes em potencial não têm como saber disso, é fundamental gerenciar ativamente sua reputação online.

Aproveite ao máximo o que você tem

Antes de considerar novos investimentos monetários em seu consultório, invista tempo para desenvolver o valor de seus recursos existentes de maneira mais completa. Muitas vezes, treinamento adicional, otimização de fluxos de trabalho e ativação de algumas das ferramentas poderosas já contidas no seu software médico podem ajudá-lo a expandir o escopo de seu consultório sem gastar muito dinheiro.

...

O HiDoctor® pode ajudá-lo a levar seu consultório para o próximo nível através de suas ferramentas completas para toda a gestão do consultório e para sua prática médica.

O HiDoctor® é a única plataforma médica completa para seu consultório. A Centralx® conta com mais de 30 anos de experiência no desenvolvimento de tecnologias para a área médica.

 

Gostou do artigo? Compartilhe!