Gostou do artigo? Compartilhe!

O que você não sabia sobre agendamento online

A+ A- Alterar tamanho da letra
Avalie este artigo

O Agendamento Online é uma das tecnologias que mais impactou a relação médico-paciente nos últimos anos, isto porque elimina o antigo fardo do paciente de ligar, aguardar e negociar um horário. A excelente experiência de atendimento que o paciente tem com o Agendamento Online pode trazer muitos benefícios para o seu consultório:

Mais de 75% dos pacientes consideram o agendamento online uma experiência importante

É de 77% a quantidade de pacientes que considera importante a possibilidade de marcar uma consulta online, segundo pesquisa da Accenture1, isto porque o Agendamento Online traz uma genuína experiência de praticidade para o paciente, permitindo escolher o compromisso no seu tempo.

Pacientes agendados online faltam menos do que os que agendam offline

Uma pesquisa da Universidade do Texas2 descobriu que o agendamento online registra uma taxa média de faltas de 6,9%, enquanto o agendamento offline pode variar de 17% a 31%, ou seja, o número de faltas em seu consultório pode ser de 2x a 4x menor com o agendamento online! O motivo encontrado é que pacientes que agendam online tomam uma decisão mais informada, porque tiveram acesso a muitas referências sobre o médico e optaram por aquele que atende melhor às suas necessidades.

Agendamento online traz novos pacientes

Os pacientes se sentem mais confiantes em marcar uma consulta com um novo médico através do agendamento online, onde podem se informar mais sobre o profissional4. Cerca de 85% dos agendamentos feitos online correspondem a pacientes visitando o consultório pela primeira vez3, representando uma excelente forma de atrair e reter novos pacientes.

Agendamento online atrai pacientes jovens

As novas gerações estão mais propensas a confiar em conteúdos online e fazer uso de ferramentas de auto-atendimento2, por isso, na medida em que os jovens das Gerações X e Y vão se tornando consumidores da área de saúde, cresce também a demanda por uma forma de atendimento mais compatível com seus hábitos e expectativas.

Agendamento online preenche espaços de última hora

Quando disponível, os pacientes que agendam online optam pelos horários mais próximos. Entre 26% e 40% dos agendamentos feitos online são marcados para o mesmo dia ou para o dia seguinte3 , 5.

Cerca de 40% dos agendamentos online são feitos fora do horário de expediente

Uma estatística surpreendente aponta que 40% dos agendamentos online são feitos fora do horário de expediente6. Estes pacientes não teriam como agendar uma consulta no momento desejado caso o consultório só oferecesse formas tradicionais de agendamento.

O Agendamento online só tende a crescer

De acordo com uma pesquisa da Accenture, o agendamento online deverá engajar 64% dos pacientes para uso até o fim de 2019 e um total de 38% de todos os agendamentos médicos deverá ser online, gerando um mercado de U$3,2 milhões.

...

1. Pesquisa Patient Engagement: Digital self-scheduling set to explode in healthcare over the next 5 years, publicado pela Accenture.

2. Pesquisa Cancellations and patient access to physicians, publicada no Dermatology Online Journal.

3. Pesquisa More Patients Making Appointments Online As Doctors Embrace Web, publicada no Kaiser Health News.

4. Artigo Online Appointment Booking: New Patients Love It, publicado na Review of Optometric Business.

5. Artigo 10 Reasons You Should Offer Online Appointment Scheduling, publicado em Small Business Trends.

6. Artigo 40% of Online Appointment Scheduling Happening After-Hours.

 

Gostou do artigo? Compartilhe!