Gostou do artigo? Compartilhe!

Como garantir a segurança dos dados médicos

A+ A- Alterar tamanho da letra
Avalie este artigo

Os dados de saúde de pacientes são informações sigilosas, e é responsabilidade do médico zelar pela segurança destes dados, garantindo que, não apenas terceiros não tenham acesso, mas também que nenhuma informação seja perdida em caso de qualquer eventualidade.

A preocupação com a segurança dos dados médicos deve ser constante, tomando sempre as medidas necessárias para manter o sigilo e integridade destes dados. Estas medidas incluem o meio de registro escolhido para gravar as informações, a confiança em eventuais empresas que estejam envolvidas nesse registro, a utilização de senhas seguras e a devida cópia dos dados.

Como garantir a segurança dos dados médicos

Veja mais sobre estas medidas para garantir a segurança dos dados médicos:

Uso da tecnologia

Manter os prontuários dos pacientes em papel não é apenas trabalhoso, também não é seguro, tanto do ponto de visto do sigilo quanto da integridade. Folhas se danificam e se perdem facilmente, além de ser comum que a secretária manuseie fichas em papel para guardá-las, tendo acesso assim às informações, bem como qualquer outra pessoa com acesso ao local de arquivamento poderia ler os dados registrados.

O uso de software de prontuário eletrônico para registro dos dados facilita a rotina do médico e garante que as informações sejam mantidas seguras e com acesso restrito.

Veja sobre "Os riscos do consultório não informatizado".

Senha segura

Utilizando um software para registro dos dados médicos dos pacientes, é importante criar uma senha segura para acesso ao software, garantindo que apenas você possa acessar as informações cadastradas. Outros usuários, como a secretária ou outros médicos da clínica ou consultório devem ter suas próprias senhas e cada um com permissões específicas dos dados que podem ou não acessar.

Na hora de criar uma senha segura, é importante atentar para algumas dicas:

  • Sua senha é intransferível e de uso pessoal, não revele a ninguém.
  • Troque sua senha periodicamente, de modo a reduzir a possibilidade de alguém descobri-la.
  • Mantenha senhas com no mínimo 8 caracteres, utilizando letras (a, b, x, z), números (1-9) e símbolos (! $ # *).
  • Não use uma palavra ou série de palavras que podem ser encontradas no dicionário (ex: minhasenha, carolinalinda).
  • Não use uma palavra com um número adicionado no início ou fim da mesma (ex: clarice1856, senha1234).
  • Não crie sua senha baseada em qualquer informação pessoal como número de documentos, datas de aniversário, nome de familiares ou animais de estimação, etc (ex: meucachorroluck, 31101990, fernandasouza).
  • Não crie sua senha baseada em um padrão do teclado (ex: qwerty) ou caracteres repetidos (ex: aabbccdd, 456789).
  • Utilize números e letras aleatórios e misture caracteres deixando sua senha visualmente "bagunçada".

Empresa confiável

As informações de seus pacientes estão muito mais seguras de forma digital do que anotadas em um papel. Porém, por trás do prontuário eletrônico adotado existe uma empresa, na qual você deve confiar para que cuidem tão bem dos dados de seus pacientes quanto você cuida.

Pesquise sobre a empresa, se é confiável, quanto tempo está no mercado, quais tecnologias utiliza para transferência e gravação dos dados, etc. Principalmente em sistemas que funcionam online, muitos médicos não sabem, mas os servidores onde os dados são armazenados nem mesmo pertencem à empresa que desenvolve o sistema, ela apenas paga para utilizar servidores de terceiros, como da Amazon, o que faz com que tenham muito mais partes envolvidas na segurança dos dados de seus pacientes.

Procure uma empresa com tecnologia e investimento em servidores próprios, que garanta a segurança e controle total dos dados que você confia a ela.

Backup dos dados

Os sistemas informatizados oferecem rotinas simples que deixam você tranquilo quanto à perda de informações. O backup ou cópia de segurança é o que assegura a impossibilidade de perder os dados. O ideal é que o backup seja feito tanto na nuvem, quanto em mídia externa. Softwares que oferecem uma solução híbrida, funcionando tanto instalados no computador quanto online, são a melhor opção, pois assim você garante uma cópia na nuvem sincronizando os dados do computador diariamente, mas caso ocorra qualquer problema com o servidor, também possui os dados salvos no computador.

Lembre-se: a cópia mais importante e fundamental é a cópia física dos dados em mídia externa, que você mantém consigo mesmo, sem depender de nada e nem de ninguém. Pelo menos uma vez na semana ou a cada 15 dias é recomendado que você copie todo seu banco de dados para uma mídia como pendrive, HD externo ou CD.

...

O HiDoctor®, além de ser um software completo para o seu consultório, garante total segurança aos seus dados, sendo desenvolvido por uma empresa com 30 anos de experiência e com datacenter próprio. Nosso software funciona instalado no computador e também na nuvem, garantindo a melhor combinação entre performance, mobilidade e segurança. Conheça:

 

Gostou do artigo? Compartilhe!