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Agenda médica: já pensou em atender em horários alternativos?

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Pacientes com a vida corrida não encontram tempo no horário comercial para fazer uma visita ao médico. Assim como os médicos com suas agendas lotadas não encontram tempo para agendar um paciente que precise ser atendido com urgência. Para casos como estes, uma solução que tem sido adotada pelos consultórios é o atendimento em horários alternativos.

Agenda médica: já pensou em atender em horários alternativos?

Seja com atendimentos que começam bem mais cedo, ou que vão até tarde na parte da noite, ou mesmo atendimentos aos finais de semana, encontrar horários que se ajustem às suas preferências e sua disponibilidade pode ser uma alternativa para atrair novos pacientes e criar um diferencial competitivo.

Veja algumas considerações a serem feitas sobre o assunto e decida se seu consultório poderia se beneficiar da disponibilização de horários diferentes para as consultas:

Demanda dos pacientes

Faça uma análise de seus pacientes atuais e quais são os horários mais buscados. Você pode ainda fazer de fato uma pequena pesquisa com os pacientes que venham ao consultório durante algumas semanas, indagando se caso houvesse a disponibilidade de horários alternativos eles teriam maior interesse nestes horários. Se você possui uma página no Facebook, pode até mesmo montar uma enquete por lá e ver os resultados.

Também pode-se fazer um teste prático, estipulando 1 dia da semana que será oferecido atendimento em horários diferenciados, durante 1 mês por exemplo. Divulgue isso aos pacientes e observe se as vagas serão preenchidas facilmente.

De qualquer forma que seja feita análise da demanda, ela é essencial, para evitar possíveis consequências de alterar seu horário de atendimento de uma só vez e daí perceber que não há a demanda esperada, caindo o número de atendimentos, por exemplo.

Adaptação à sua rotina

A ideia inicial de atender em horários alternativos tem base em oferecer uma facilidade a mais para o paciente, buscando atrair aqueles que não conseguem ir a uma consulta no horário comercial. Porém, se para conseguir oferecer estes horários você irá trazer transtornos para sua rotina pessoal, é necessário reavaliar se vale a pena.

O ideal é que a mudança de horário traga facilidades também para você. Talvez atendendo até mais tarde ocasionará que você pegue menos trânsito na volta para casa, diminuindo o tempo do trajeto, ou seja, uma grande vantagem! Talvez você mesmo esteja precisando de um tempo livre que abranja horário comercial, e daí utilizando um horário alternativo para atendimento significará que uma parte do dia, dentro do horário comercial, ficará livre para você. Em alguns casos, alguns médicos simplesmente têm preferência por acordar muito cedo, ou mais tarde, e daí adaptar os horários de atendimento traria grande benefício.

Analise como os novos horários se encaixariam em sua rotina para achar uma alternativa que seja vantajosa para você, seus pacientes e também para o consultório de modo geral.

Estrutura para o atendimento

É importante considerar que para realizar seus atendimentos você depende de toda uma estrutura. Sua secretária tem disponibilidade de trabalhar nos horários alternativos em que pretende atender? Se seu consultório funciona em um prédio comercial, há a possibilidade de funcionamento fora do horário padrão? A estrutura permite o atendimento adequado e de qualidade aos pacientes? Por exemplo, se o atendimento é à noite, a iluminação é adequada e o local é seguro neste horário?

É necessário considerar aquilo que pode ser afetado pela mudança de horário para saber se há real possibilidade para atender em horários diferentes sem que a qualidade do atendimento seja prejudicada, e sem prejudicar sua equipe.

Organização dos horários e marcação

Você pode organizar os horários das mais diversas formas. Pode mudar o horário de atendimento todos os dias da semana, pode aplicar os horários alternativos apenas em dias específicos, pode atender durante períodos mais longos em determinados dias, deixando outros livres, pode estabelecer que os horários alternativos só serão agendados com antecedência menor, facilitando atender a encaixes e emergências... As possibilidades são muitas, e cada médico deve fazer análises e testes para encontrar aquela alternativa que se adapta melhor à sua situação.

 

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