Gostou do artigo? Compartilhe!

Ferramentas para organização do consultório médico

A+ A- Alterar tamanho da letra
Avalie este artigo

Como já abordamos em um artigo anterior, a falta de organização é um dos principais erros de consultórios que não lucram. Adotar uma rotina organizada para o consultório é algo simples, e existem diversas ferramentas que podem ajudar neste quesito.

Ferramentas para organização do consultório médico

Agenda Eletrônica

A agenda é a principal ferramenta que dita toda a rotina do consultório médico. A agenda eletrônica não apenas irá tornar os agendamentos mais eficientes, com facilidade para consulta aos horários vagos e inserção dos dados do paciente, mas ainda pode oferecer outras funcionalidades. Envio de lembrete da consulta por email, confirmação da consulta através de SMS e fila de prioridade para adiantamento de pacientes são exemplos de algumas funcionalidades de grande importância para diminuir as faltas e evitar horários ociosos na agenda.

Prontuário eletrônico

O mais importante no momento de realizar a consulta é o prontuário do paciente. Para que se tenha um adequado histórico de saúde, todas as informações relatadas, diagnósticos feitos, resultados de exames, tratamentos passados, etc devem ser devidamente registrados. O prontuário eletrônico torna este registro de dados mais rápido e preciso, de modo a não atrapalhar a atenção que deve ser dada ao paciente na consulta.

Bulário de medicamentos

Um bulário integrado ao prontuário eletrônico torna a prescrição mais prática, permitindo a busca pelo medicamento, consulta a maiores informações sobre ele e criação rápida da prescrição para impressão. Evita-se ainda problemas de legibilidade do tratamento prescrito e garante-se melhor controle e organização das prescrições que já foram realizadas, que ficam salvas direto no prontuário do paciente.

CID-10

São muitos os códigos existentes para indicar um diagnóstico, não sendo incomum que no momento de especificar a condição diagnosticada possa surgir dúvida e ser necessário consultar qual o código exato. Um bom prontuário eletrônico possuirá a lista completa do CID-10 integrada, para que possa ser realizada uma busca rápida pela doença e assim inserir automaticamente o diagnóstico no prontuário.

Comunicador

Para que a rotina do consultório flua bem o médico deve estar sempre em contato com a secretária, coordenando o fluxo de pacientes, trocando recados e solicitando eventuais tarefas. Esta comunicação deve ser discreta e eficiente, sendo um chat a melhor opção. Para manter o profissionalismo e evitar que haja também outras comunicações paralelas, o ideal é um comunicador que seja exclusivo para este uso no consultório. O HiDoctor®, por exemplo, possui um comunicador próprio integrado ao software.

Também a boa comunicação com o paciente é essencial para estabeler uma relação de fidelidade com o consultório. Envio de emails e acessibilidade para contatar o médico com eventuais dúvidas, envio de exames, etc fazem toda a diferença. Também neste caso a melhor opção é um canal próprio e exclusivamente profissional para que este contato seja estabelecido.

Planilhas

Para as mais diversas finalidades, planilhas são uma forma organizada de visualizar e analisar dados. O Excel pode ser uma ferramenta interessante para controle e planejamento financeiro, controle de estoque de materiais, etc.

Notas

Lembretes de compromissos e pendências, novas ideias que surgem, informações a serem pesquisadas mais tarde... Na correria do dia a dia vários pensamentos rápidos passam pela nossa cabeça e há grande chance de esquecermos mais tarde se não anotarmos na hora. Aplicativos como o conhecido Evernote são essenciais para organizar as ideias e lembrar de tarefas e compromissos.

Aplicativos

Existe hoje uma infinidade de aplicativos voltados para a área médica, focando nas mais diversas possibilidades para tornar a rotina do médico mais fácil. Você pode conferir nos links abaixo uma seleção que fizemos de aplicativos médicos para impulsionar sua produtividade:

O HiDoctor® é mais que um software médico, ele é uma plataforma completa que irá organizar seu consultório e aumentar sua produtividade. Conheça!

 

Gostou do artigo? Compartilhe!