Gostou do artigo? Compartilhe!

Como empreender em saúde

A+ A- Alterar tamanho da letra
Avalie este artigo

Cada vez mais abrir um consultório médico significa não apenas ter um espaço próprio para exercer a medicina, mas sim ter um negócio, que precisa de bom gerenciamento e empreendedorismo para que seja bem sucedido.

A expansão dos cursos de medicina tem feito com que a cada ano um maior número de profissionais entre no mercado, de modo que para conseguir uma base de pacientes é necessário mais do que simplesmente colocar uma placa de fora do consultório e esperar que os pacientes cheguem.

Como empreender em saúde

Empreender em saúde não é nenhum bicho de sete cabeças. Na verdade, muitos médicos podem não perceber, mas o treinamento que recebem os preparam também para o empreendedorismo. Por exemplo: médicos possuem características naturais de liderança, possuem excelente capacidade de análise de situações, apresentam muita iniciativa, pensamento crítico e uma mente voltada para resolução de problemas, entre outras características que são indispensáveis para um bom empreendedor.

Veja algumas dicas de como empregar estas características para empreender no seu consultório médico:

Marketing

Para ter pacientes em primeiro lugar é necessário fazer a divulgação do consultório. Empreendedorismo e marketing caminham lado a lado para que seu negócio tenha sucesso. Hoje em dia, com todas as possibilidades da internet e do marketing digital, desenvolver e aplicar uma estratégia de marketing no consultório se tornou muito mais fácil. Procure se informar sobre as melhores estratégias e dedique algum tempo a este trabalho para que seu consultório seja encontrado pelos pacientes.

Gestão

Gerenciar um consultório envolve desde a boa organização da agenda até as boas práticas dos funcionários, atenção à entrada e saída de materiais, controle financeiro, devida divulgação, contratação de funcionários, entre vários outros fatores. Toda esta parte burocrática e organizacional por trás dos atendimentos é essencial para que o consultório garanta um serviço de excelência aos pacientes. Lidar com a gestão consome tempo e exige grande organização e estudo para desempenhar aquelas tarefas nas quais não tenha prática.

Com o tempo vai ficando mais intuitivo tomar decisões e gerenciar o consultório. Inclusive, a tecnologia traz muitas oportunidades para facilitar todos os quesitos da gestão, tornando os processos mais eficientes. Com um bom software médico será muito mais fácil organizar o consultório, centralizando todas as informações em um só lugar de modo a ter agilidade e praticidade na realização das atividades do dia-a-dia.

Desenvolvimento

Você está divulgando seu consultório, novos pacientes estão chegando e conseguiu estabelecer uma rotina de gestão. O consultório está organizado e os processos fluem de modo produtivo. Você e sua equipe dedicam atenção aos pacientes e realizam um atendimento cordial, eficiente e de qualidade. Parece que o trabalho está acabado e agora é só manter, não é mesmo? Não é bem assim.

Para que o consultório continue sempre crescendo e evoluindo é necessário que haja constante avaliação e manutenção. O que os pacientes têm achado do serviço prestado? Eles têm voltado para novas consultas e recomendado o consultório? O que você e sua equipe acham que poderiam fazer para tornar o atendimento ainda melhor?

É fato que sempre há espaço para melhorias. O bom empreendedor está sempre buscando novas oportunidade, reavaliando sua gestão e testando novos métodos. E para saber o que pode ser modificado para otimizar o consultório é necessário ouvir a opinião dos pacientes e também de sua equipe. Peça por feedback e avalie os pontos levantados para identificar medidas que podem ser tomadas para estar sempre aumentando a qualidade do atendimento prestado.

Inovação

Empreender está diretamente ligado com a busca por oportunidades, inovação e diferentes modos de ver e fazer as coisas. Procure estar sempre por dentro das novidades que podem ser adotadas no consultório, esteja aberto a ideias e sugestões e mantenha o pensamento sempre voltado para o futuro e para diferentes estratégias que possam ser interessantes.

Manter-se em movimento é a chave para que o consultório esteja sempre em evolução.

 

Gostou do artigo? Compartilhe!