Gostou do artigo? Compartilhe!

Programa Mais Médicos: prós e contras

A+ A- Alterar tamanho da letra
Avalie este artigo

Com o objetivo de melhorar o atendimento aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS), além de colocar médicos em regiões onde há escassez ou ausência desses profissionais, o Governo Federal criou o Programa Mais Médicos. A ideia é a ampliação das Unidades Básicas de Saúde (UBS), garantindo um atendimento qualificado e humanizado aos cidadãos.

Programa Mais Médicos: prós e contras
A base do Programa Mais Médicos é implantar e colocar em desenvolvimento, de forma simultânea, os seus três pilares:
  1. Estratégia de contratação emergencial de médicos, principalmente para as regiões mais necessitadas do trabalho desses profissionais.
  2. Reestruturação na formação médica do país, com a expansão do número de vagas para os cursos de Medicina e de Residência Médica em várias regiões brasileiras, além da implantação de um novo currículo voltado para a humanização do atendimento.
  3. Ações voltadas para a melhoria da infraestrutura de Saúde no país, por meio da construção de novas Unidades Básicas de Saúde e reforma e ampliação das unidades já existentes.

Segundo pesquisa do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), o Brasil possui 1,8 médicos por mil habitantes, ficando atrás de países da América Latina e da Europa. A meta do governo brasileiro é elevar essa proporção para 2,5 médicos por mil habitantes, com uma melhor distribuição dos médicos pelo país – já que, atualmente, 22 estados brasileiros estão abaixo do índice de 1,8.

No entanto, o programa Mais Médicos divide opiniões. Por um lado, ele traz benefícios sendo um programa voltado para suprir carências. Umas das vantagens é a disponibilidade de médicos em regiões que não dispunham deste profissional, além do diagnóstico e acompanhamento de problemas de saúde como casos de diabetes mellitus e hipertensão arterial que eram desconhecidos por pacientes e que podem ser melhor manejados na atenção básica à saúde com a colocação de médicos em áreas carentes.

Outro acerto é mobilizar a população para reconhecer que os médicos estão mal distribuídos nas diferentes regiões para atender à população brasileira. O programa prevê também a contratação de profissionais estrangeiros, caso as vagas não sejam totalmente preenchidas por brasileiros. Esta medida tem sido criticada por entidades da classe médica, sobretudo, pela não exigência de revalidação do diploma de outros países por meio do Revalida, exame aplicado para este fim.

Por outro lado, o programa infelizmente não apresenta uma solução definitiva para a saúde dos brasileiros. Não existe medicina de qualidade sem ter boa infraestrutura, profissionais especializados, acesso a exames complementares complexos, hospitais devidamente aparelhados, uma estrutura de transporte em casos de urgências e emergências e protocolos de tratamentos baseados em evidências clínicas de eficácia. Tudo isso demanda custos, às vezes, muito elevados. Para administrar corretamente as necessidades da saúde pública são necessárias ferramentas de gestão de qualidade, uma vez que é sabido que a área da saúde registra índices inflacionários muito maiores do que os da economia em geral.

 

Gostou do artigo? Compartilhe!