Gostou do artigo? Compartilhe!

Dicas para começar a carreira na medicina e abrir seu primeiro consultório

A+ A- Alterar tamanho da letra
Avalie este artigo

Começar sua carreira médica pode ser difícil, especialmente ao fazer a transição da faculdade para um ambiente profissional de saúde.

Com todas as novas pessoas, procedimentos, informações e outros elementos para começar um novo emprego chegando até você simultaneamente, gerenciar todas essas coisas novas pode ser complexo e estressante.

A boa notícia é que não é necessário prejudicar sua saúde mental para que você se sinta pronto e confiante para começar sua carreira médica. Com o devido planejamento dos seus primeiros passos, e com paciência e dedicação, você pode eliminar o estresse de sua vida enquanto se prepara para iniciar sua carreira médica.

Confira a seguir algumas dicas importantes para iniciar sua carreira e, se esse for seu sonho, abrir seu próprio consultório!

Residência médica

Apesar de não ser obrigatória para exercer a profissão, a Residência Médica é muito importante para completar a formação. Quando o aluno termina a graduação em Medicina e tem o registro junto ao CRM está pronto para entrar no mercado de trabalho. No entanto, ele só pode atuar como generalista, seja em seu consultório, hospitais ou outras instituições de saúde.

Para trabalhar como especialista, é preciso que ele faça a Residência Médica, momento fundamental para aprimorar seus conhecimentos — um período de aprendizado prático sobre uma especialidade com a supervisão de um médico com alta qualificação da área.

Dessa forma, trata-se de um programa de pós-graduação com treinamento em serviço, realizado em hospitais e regulamentado pelo Decreto nº 80.281, de 5 de setembro de 1977.

Por isso, apesar de você poder abrir seu consultório e iniciar sua carreira como médico clínico geral logo após completar a faculdade de medicina e o estágio prático, a residência pode ser uma etapa importante para desenvolver melhor suas habilidades, ganhar mais confiança, adquirir experiência e expandir seus conhecimentos. E claro, se você deseja trabalhar como especialista, então a residência é indispensável para obter o registro e poder atuar na especialidade desejada.

Assim, o primeiro passo para começar sua carreira envolve tomar essa decisão sobre a residência médica e, caso opte por fazê-la, escolher então a especialidade que deseja seguir, pesquisar sobre os programas de residência para essa especialidade e passar na prova do programa escolhido.

Networking

Ter contatos é sempre importante em qualquer área profissional, e na medicina não é diferente. Comece a construir sua rede de contatos desde a faculdade, com seus professores e mentores, com os próprios colegas estudantes, com os profissionais que conhecer durante o estágio e realizando projetos de pesquisa, etc.

No futuro, esses contatos poderão ser essenciais para sua carreira. Um colega pode virar um sócio na abertura de um consultório, ou então uma fonte de referência de pacientes; um professor da faculdade pode ajudá-lo a ingressar na residência desejada; etc.

De qualquer forma que seja, cultivar boas relações em seu meio profissional sempre poderá trazer bons frutos no avançar de sua carreira.

Pergunte sempre

Não seja o aluno que fica no fundo da classe, pensando que é legal não se importar com o que está acontecendo e agir como se já soubesse de tudo. Claramente, você não sabe, e nem mesmo seus colegas. Se você tiver dúvidas, não hesite em perguntar a alguém e nunca assuma que sabe a resposta sem ter certeza. Muito provavelmente, outras pessoas ao seu redor estão se perguntando a mesma coisa.

Algo essencial ao começar sua carreira médica ou fazer uma transição na carreira médica é buscar conhecimento constantemente. Ao buscar conhecimento, você se destacará como um empreendedor em sua carreira. Sem falar que você reduzirá a falta de auto confiança, porque está adquirindo o conhecimento para realizar seu trabalho da melhor maneira possível – o que reduz o medo de não saber o suficiente.

Uma das melhores maneiras de fazer perguntas é verificar se você já tentou encontrar a resposta com antecedência. Você quer tentar encontrar as respostas para suas perguntas antes de perguntar aos outros, porque não quer incomodá-los desnecessariamente quando a resposta é fácil de encontrar. Fazer perguntas é uma ótima maneira de mostrar que você está apaixonado por aprender em sua carreira e deseja se posicionar para ter sucesso em cuidar de outras pessoas no setor de saúde.

Estudo constante

Só porque você se formou, não significa que o aprendizado acabou. Contribua para o seu próprio crescimento profissional. Muitas carreiras na área de saúde exigem que, para manter sua licença, você deva concluir um determinado número de cursos de educação continuada. O objetivo disso é garantir que aqueles que prestam cuidados estejam no topo de suas áreas e não fiquem para trás. Como a medicina está em constante evolução, os médicos devem manter o mesmo ritmo e se manterem sempre atualizados.

Aprender novas habilidades é essencial para o sucesso em sua carreira médica. A boa notícia é que leva apenas alguns minutos por dia e várias horas por semana para aprender novas habilidades. Aprender uma nova habilidade é algo que você pode aplicar ao longo de sua carreira. Você também pode incrementar sua busca por conhecimento combinando coisas pelas quais você é apaixonado fora do trabalho com coisas pelas quais você é apaixonado no trabalho.

Além da busca de novos conhecimentos sobre medicina e saúde, se você pretende ter, ou tem, um consultório próprio, também é muito importante estudar sobre gestão, empreendedorismo, administração, e outras habilidades similares que irão prepará-lo para obter sucesso no seu negócio. Um consultório médico é uma pequena empresa, e saber administrá-lo com excelência é essencial para alcançar seus objetivos.

Saúde financeira

Abrir um consultório médico irá exigir um bom investimento financeiro. Portanto, se esse é o seu objetivo, é importante atentar para a saúde financeira e economizar desde o primeiro momento em que começar a ter uma renda. Pode ser uma boa estratégia dedicar os anos iniciais de sua carreira ao trabalho em hospitais, clínicas, etc. Esse período não só lhe dará mais experiência, como permitirá que você junte algum dinheiro para investir em seu consultório.

É importante você estabelecer suas metas, planejar os valores que precisará e implementar atitudes que o ajudem a alcançar os objetivos. Quase certamente, você precisará de algum tipo de financiamento inicial para a montagem do consultório e o início das operações, então pesquise também sobre isso para encontrar as melhores opções.

Depois que seu consultório estiver aberto e funcionando, atente mais ainda para suas finanças, para que as contas fechem ao fim de cada mês e você tenha sempre um capital de giro. Sem equilíbrio financeiro, seu investimento pode acabar não dando certo.

Carreira independente: abrindo um consultório

Recém-saída de sua residência no Albany Medical Center, a Dra. Dana Cohen conseguiu um emprego trabalhando para um dos médicos mais reconhecidos dos Estados Unidos: Robert Atkins, da dieta Atkins.

Mas, depois de alguns anos no emprego, Cohen decidiu que trabalhar para outra pessoa – mesmo um médico famoso – não era para ela. Em 2002, a médica desistiu e começou seu próprio consultório médico em Nova York.

“Na época, eu era tão jovem e tão ingênua, e realmente não tinha ideia do que estava fazendo”, disse Cohen em uma entrevista.

Leva anos de treinamento para se tornar um médico, mas isso pode não preparar totalmente os médicos para a carreira que alguns escolhem: abrir seus próprios consultórios. É um processo difícil e há vários passos a serem dados – planejamento, formalização, montagem, etc.

Ao abrir qualquer pequena empresa, você precisa de um plano de negócios, financiamento e aconselhamento jurídico, e precisa estar em conformidade com os regulamentos federais e estaduais. Confira algumas etapas que você deverá seguir ao começar a montar seu consultório:

  • Estratégia e planejamento
    • Objetivos
    • Público-alvo
    • Planejamento financeiro
    • Localização
    • Parcerias
    • Plano de negócios
  • Montagem do consultório
    • Espaço físico
    • Equipamento, mobília e materiais
    • Equipe e serviços
    • Licenças e parcerias
  • Tecnologia e processos
    • Organização
    • Marketing
    • Software médico
  • Gestão
    • Agendamento
    • Prontuário
    • Mobilidade e segurança
    • Controle financeiro
    • Relacionamento com o paciente

Quer saber os detalhes de cada um desses tópicos para se preparar para montar seu próprio consultório médico? Clique abaixo e faça o download gratuito da checklist que preparamos com todos os passos para montar um consultório:


A medicina é uma carreira que exige paixão, dedicação e comprometimento. Começar pode ser difícil, e é normal ter dúvidas, mas basta dar os primeiros passos que tudo começa a ficar naturalmente mais simples, e você vai descobrindo aonde quer chegar e os caminhos para alcançar seus objetivos.

 

Gostou do artigo? Compartilhe!