Gostou do artigo? Compartilhe!

18 de Outubro - Dia do Médico. Você sabe a origem da data?

A+ A- Alterar tamanho da letra
Avalie este artigo

No Brasil, o Dia do Médico é comemorado anualmente no dia 18 de outubro. Como herança do cristianismo, a data foi escolhida por ser consagrada pela Igreja Católica como dia de São Lucas, santo protetor dos médicos.

São Lucas foi um dos seguidores de Jesus e, segundo a tradição, escreveu um dos livros dos Evangelhos e o livro de Atos dos Apóstolos. Lucas era médico, segundo indica a citação bíblica: “Lucas, o médico amado, e Demas, enviam saudações” (Colossenses 4, 14). Supostamente teria estudado Medicina em Antioquia, atual Antáquia (Turquia), hoje um sítio arqueológico.

A escolha de São Lucas como patrono dos médicos nos países que professam o cristianismo é bem antiga, datando desde o século XV. Eurico Branco Ribeiro, renomado professor de cirurgia e fundador do Sanatório São Lucas, em São Paulo, é autor de uma obra fundamental sobre o patrono dos médicos. Foi ele quem lutou pelo reconhecimento da data de 18 de outubro como "Dia do Médico" no Brasil.

Esta data é comum a vários países de base cristã, como Itália, Portugal, França, Espanha, Bélgica e Polônia, além do próprio Brasil. Porém, em outros países o Dia do Médico é comemorado em datas diversas, na maioria das vezes em homenagem a algum médico que teve destaque histórico na medicina do país em questão.

Nos Estados Unidos, por exemplo, a data é comemorada em 30 de março, dia em que a anestesia foi administrada pela primeira vez em um paciente em 1842 pelo médico Dr. Crawford W. Long. Já no Canadá, que comemora a data em 1º de março, a homenagem é ao nascimento da Dra. Emily Stowe, primeira mulher a ser médica no país.

Em diversos países da América Latina, o Dia do Médico é celebrado em 03 de dezembro, em homenagem ao médico cubano Dr. Carlos Finlay, que comprovou a teoria de transmissão da febre amarela pelo mosquito Aedes aegypti, o que ajudou a salvar milhares de vidas no continente e impulsionou as pesquisas sobre a doença.

O Dia do Médico é uma data importante para podermos reconhecer e homenagear o trabalho daqueles que dedicam suas vidas para salvar a vida de outros. A medicina é uma profissão exigente, difícil, mas que traz em si uma nobreza enorme, merecendo assim todo o respeito e agradecimento.

Médicos, parabéns pelo seu dia, e obrigado!

 

Gostou do artigo? Compartilhe!