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Três coisas que fazem os médicos serem bem sucedidos

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Em um texto publicado no site KevinMD.com, o oftalmologista Robert Wong fez um relato interessante levando a três pontos básicos que contribuem para o sucesso de um médico. Confira abaixo:

Três coisas que fazem os médicos serem bem sucedidos

"Parte de ser residente é estar de plantão durante a noite e nos fins de semana. Como qualquer novo residente, você ficará nervoso pela primeira vez, porque você acha que não sabe nada.

Ao longo do tempo, você ganhará conhecimento e experiência para poder fazer as perguntas certas, melhorar suas habilidades de exame e tomar as decisões clínicas corretas. Confie que você sabe mais do que você pensa.

Ao longo de sua carreira, especialmente se você é um especialista, você será convidado a realizar consultas. À medida que você ganha experiência, você ficará tentado a encaminhar os pacientes para outros médicos na triagem, à medida que seu nível de conforto aumentar.

Apenas lembre-se, não importa o quão trivial a consulta parece ser, não a descarte. Uma das coisas importantes que você pode fazer quando estiver de plantão é realmente estar disponível.

Outra noite me pediram para ver um paciente que foi internado no hospital porque ele caiu e quebrou as costas. Após a admissão, ele reclamou que teve perda de visão nos dois olhos durante as últimas semanas, mas mais visivelmente nos últimos dias.

Ele também teve vários problemas médicos, como pressão arterial alta, diabetes, um acidente vascular cerebral anterior e todas as razões do mundo para ter um fluxo de sangue fraco para os olhos, levando à perda de visão.

Eu não era o primeiro oftalmologista que o residente do hospital chamava.

Na verdade, apenas alguns dias antes, outro oftalmologista que estava de plantão antes de mim decidiu que o caso não era urgente o suficiente e que ele não precisava atender naquele momento, mas sim fazer o acompanhamento do paciente no atendimento ambulatorial.

Depois de alguns dias no hospital, a esposa do paciente ficou brava e exigiu que a equipe do hospital reconsiderasse a emergência, então eu recebi a ligação.

Depois de um dia de clínica ocupada, fui atender este paciente. Com certeza, ele tinha desprendimentos de retina em ambos os olhos, um dos quais parecia ter afetado recentemente o centro de visão. Nós operamos no dia seguinte e ele está passando bem.

Na sala de consulta familiar após a cirurgia, a esposa perguntou por que o outro médico não fez o atendimento de emergência. Eu não tinha uma boa resposta, então apenas reafirmei que o problema estava resolvido.

Eu acredito no karma. Você pode imaginar se você ou um ente querido fosse hospitalizado e uma das principais queixas fosse ignorada e mais tarde descoberta como sendo de fato uma emergência?

Neste caso, a visão pobre do paciente pode ter contribuído para a queda dele, que levou a uma espinha quebrada.

Seja um médico e cuide dos pacientes que você tem a sorte de ter a oportunidade de atender.

Quando eu era um residente do primeiro ano na Universidade da Pensilvânia, meu médico assistente, o Dr. Paul Tapino, me disse: 'Você nunca será criticado por entrar e ver o paciente'.

Esse conselho de 12 anos atrás ficou comigo desde então.

O simples fato de estar disponível para seus colegas e sua rede de referências pode trazer grandes benefícios. Você desenvolverá confiança entre seus médicos referentes e seus pacientes.

Não tenho certeza de quem disse isso primeiro, mas meu mentor Arthur Fu me ensinou que todo bom médico deveria seguir esse sábio conselho: 'Seja capaz. Seja amigável. E mais importante ainda, esteja disponível.'

Estes são os três pontos para o sucesso na medicina."

 

FONTE: KevinMD

 

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