Gostou do artigo? Compartilhe!

5 dicas para melhorar a sua paciência

A+ A- Alterar tamanho da letra
Avalie este artigo

A vida de um médico nunca desacelera. A maioria dos líderes - seja no hospital, no consultório ou na sala de reuniões - anseia a energia que vem do fato de "estar ocupado".

Trabalhar em um ambiente acelerado tem vantagens. É excitante tomar decisões, mover peças e fazer melhorias. Mas definitivamente há uma desvantagem em trabalhar em um ritmo vertiginoso. Quando as coisas - ou mais frequentemente, as pessoas - diminuem a velocidade, é fácil ficar impaciente.

5 dicas para melhorar a sua paciência

A maioria dos pacientes nunca verá o que acontece nos bastidores de seu consultório - malabarismo para encaixar todos os compromissos, lidar com personalidades difíceis, resolver desavenças entre membros da equipe, solucionar problemas com as tecnologias utilizadas, gerenciar montes de papelada... Quando você está com um paciente, seu foco precisa ser singular, não importa quão impaciente você possa estar se sentindo ou quantas outras coisas estão lutando por sua atenção.

Se você está sofrendo com uma falta de paciência no trabalho, em casa, ou enquanto você está esperando na fila para renovar sua carteira de motorista, aqui estão algumas dicas que podem ajudar.

Compreenda o que faz com que você perca a paciência

É mais fácil controlar uma emoção ou impulso quando você está ciente deles. Se você está sério quanto a melhorar seu problema de paciência, comece por identificar quais coisas ou quais pessoas estão causando que você a perca. Quando você sentir a impaciência chegando, tire um momento para respirar e pensar em como você pode enfrentar a situação.

Concentre-se na escuta ativa

Quando você está ocupado, é fácil perder a paciência com as pessoas que demoram para chegar ao ponto do que querem falar. Focando na escuta ativa - concentrando-se no que está sendo dito e respondendo ativamente - permite que você esteja mais presente e coloque outras preocupações no fundo da mente até que você tenha tempo para abordá-las.

Aproveite para agradecer

Existe uma forte ligação entre gratidão e paciência. Um relatório publicado na revista Psychological Science descobriu que aqueles que expressam gratidão são mais capazes de aguardar gratificação. Felizmente, aumentar seus níveis de gratidão é incrivelmente fácil. Escrever pequenas notas de agradecimento àqueles que fazem algo por você é uma boa maneira de começar.

Encontre maneiras de se livrar dessa frustração reprimida

Se você é uma pessoa impaciente, o tempo gasto na espera, seja no consultório, na estrada ou na apresentação escolar do seu filho, transforma-se em estresse. Portanto, certifique-se de que você tenha uma maneira saudável de se livrar disso. Para algumas pessoas, isso pode significar reservar um tempo todos os dias para ir à academia, jogar um jogo, assistir um filme ou mesmo meditar, mesmo que isso signifique cancelar outra atividade para que tenha esse tempo para relaxar. Reservar esse tempo para diminuir a velocidade do seu cérebro e concentrar seus pensamentos ajuda a trazer um nível de calma para contrabalancear o desejo de estar sempre em movimento.

Lembre-se de que a impaciência raramente faz algo ir mais rápido

A falta de paciência é freqüentemente usada como uma maneira não tão sutil de tentar fazer com que outros se apressem. Mas geralmente tem o efeito oposto. Em vez de acelerar o processo, cria estresse que resulta em uma experiência menos produtiva e mais lenta para todos.

A má notícia sobre tornar-se mais paciente é que é difícil. É um desafio diário e na maioria dos dias você pode sentir que está falhando. A boa notícia é que vale a pena. Aumentar a paciência tem grandes benefícios, como melhor saúde mental e relacionamentos mais fortes com amigos, familiares e colegas de trabalho. Isso só leva tempo. E paciência.

 

FONTE: Physicians Practice

 

Gostou do artigo? Compartilhe!