Gostou do artigo? Compartilhe!

Você sabe o que é um prontuário eletrônico?

A+ A- Alterar tamanho da letra
Avalie este artigo

O prontuário eletrônico é uma ferramenta de produtividade recomendada para todo médico com consultório ou com base própria de paciente. Embora reduzido a um mero documento, o prontuário trata das informações mais importantes a respeito da saúde de uma pessoa. Suas raízes datam da antiguidade clássica e sua vigência até os dias de hoje traduz um pouco de sua importância para a classe médica.

Você sabe o que é um prontuário eletrônico?

Um pouco de história

O termo prontuário deriva do latim promptuariu, utilizado na Antiga Roma para se referir ao lugar onde se mantém coisas prontas para uso, ou seja, onde guardamos aquilo que deve estar sempre à mão, que pode ser necessário a qualquer momento.

Assim, o nome passou a determinar esta ficha com as informações úteis a respeito de uma pessoa que fica alocada no consultório médico para consulta e uso, quando for necessário.

Desde a Grécia antiga, Hipócrates, pai da Medicina, incentivava seus discípulos a manter registros para avaliar a evolução da enfermidade.

Com a transferência das funções médicas dos monastérios para as escolas de Medicina, o uso de registros do paciente passa a ser sistematizado, até que o surgimento das grandes clínicas e hospitais passa a exigir o comprometimento com a padronização das informações do paciente, o registro em ordem cronológica e o conjunto de dados mínimos para criação da ficha.

Desde então, o prontuário em papel serviu a este propósito e reinou soberano até que as condições tecnológicas e culturais permitissem o surgimento de um versátil concorrente: o prontuário eletrônico.

O Prontuário Eletrônico

Com a popularização da computação, diversos ambientes de trabalho foram se informatizando com o intuito de aumentar a produtividade. Na década de 1960, foi a vez dos hospitais norte-americanos se encarregarem da tarefa de instalar sistemas de informação para facilitar a comunicação entre vários setores clínicos, gerando redes através dos quais seriam compartilhadas também as fichas dos pacientes. Nos anos 80, a informatização de consultórios médicos já era uma realidade no Brasil.

Mais do que a organização e praticidade, o prontuário eletrônico trouxe uma nova visão sobre infraestrutura da informação.

O registro no papel trazia diversas falhas, como a facilidade de perda, destrutibilidade do material, dificuldade trazida para as pesquisas e a falta de padrão, o que minava seu uso para fins de pesquisa e validade jurídica.

O prontuário eletrônico do paciente trazia soluções satisfatórias para todas estas falhas do papel, trazendo um melhor desempenho, além de gerar uma economia em espaço, nos gastos com conservação e no consumo de materiais de escritório.

Prontuário digital?

Ainda que não tenha se popularizado no Brasil, o termo prontuário digital é utilizado em algumas regiões para se referir ao prontuário operado via computador. Ironicamente, embora o termo "eletrônico" tenha caído em desuso com o advento das tecnologias digitais (vide as antiquadas "agenda eletrônica" e "secretária eletrônica"), o termo "prontuário eletrônico" continua sendo mais difundido que o moderno "prontuário digital", conquanto descrevam o mesmo fenômeno.

O prontuário médico hoje

Muitos avanços e aperfeiçoamentos foram feitos nos prontuários eletrônicos até os dias de hoje. A popularização da internet trouxe novas funcionalidades, como a possibilidade de uso inteiramente online, integração com outras plataformas, acesso multiponto e novas camadas de segurança que equiparam o prontuário eletrônico ao nível de sistemas bancários.

O prontuário, documento que até então se tratava de um mero conjunto de informações gerado a partir da observação da saúde do paciente, passou a ser um acervo documental, agora com imagens e formulários, com suas informações padronizadas e com a competência para gerar relatórios estatísticos

Por tantos benefícios, o prontuário eletrônico foi responsável por grande parte da informatização dos consultórios médicos hoje, o que trouxe novas pesquisas, novos equipamentos e facilitou a entrada de diversas novas tecnologias nos consultórios e nas casas dos médicos.

Não são poucos os motivos que levam um médico a adquirir o prontuário eletrônico hoje. Além de trazer redução de erro, aumento da legibilidade e precisão, garantias de segurança devido às cópias online, espaço para um número incalculável de fichas num único computador, o prontuário eletrônico, no longo prazo, reduz seus gastos com registro de informações e otimiza o funcionamento do seu consultório, exigindo pouca manutenção ao longo dos anos.

...

O prontuário eletrônico ideal para seu consultório é aquele que atende às suas necessidades e lhe auxilia a prestar o melhor serviço possível ao paciente. O HiDoctor® oferece um prontuário eletrônico completo associado a diferentes módulos que você pode ir adicionando de acordo com a sua evolução de uso. Conheça o HiDoctor® gratuitamente:

Banner Conheça o HiDoctor

 

Gostou do artigo? Compartilhe!