Gostou do artigo? Compartilhe!

Aplicativo para se divertir e testar seus conhecimentos em medicina

A+ A- Alterar tamanho da letra
Avalie este artigo

Para muitos de nós, os jogos são uma distração para momentos de lazer. Eles são facilmente acessíveis, pois carregamos um smartphone ou um tablet onde quer que vamos, e quem pode negar o prazer secreto que temos em jogar um jogo de Angry Birds, Candy Crush ou Plants vs. Zombies? Estes jogos podem proporcionar um meio rápido de relaxamento durante um dia agitado. Mas e se houvesse um jogo que você pudesse jogar que fosse pertinente à sua profissão? Um jogo onde você pode colocar seus conhecimentos e habilidades à prova?

Aplicativo para se divertir e testar seus conhecimentos em medicina

Se a idéia de jogos para melhorar suas habilidades clínicas o intriga, vá e faça o download de Resuscitation! - um simulador virtual de pacientes criado pela empresa EM Gladiators. Este simulador médico foi projetado por um médico de emergência e usa uma abordagem baseada em sistemas através de casos de pacientes virtuais.

Resuscitation! tem uma interface de usuário que roda com suavidade, apresentando-lhe um paciente doente e permitindo que você desempenhe o papel do profissional de saúde. Cada caso oferece a oportunidade de fazer o histórico do paciente, realizar um exame físico, criar um diagnóstico diferencial e administrar uma terapia para tratar a condição do paciente virtual. Você pode colocar o paciente em um monitor, iniciar terapia intravenosa, executar procedimentos e muito mais. Você verá mudanças em tempo real no monitor cardíaco enquanto você executa determinados procedimentos ou fornece várias medidas terapêuticas. Se você toma decisões erradas, pode ver o paciente entrar em choque na sua frente. Há também imagens radiológicas (embora um pouco granuladas) para revisar.

Resuscitation!

À medida que você joga, você ganha ou perde pontos, dependendo da qualidade da sua tomada de decisão. Para terminar um caso, você deve fornecer um diagnóstico com a inclinação apropriada. O jogo irá pontuar você com base nas decisões que você fez e lhe dará um título desde estudante de medicina até médico assistente.

Depois de receber sua pontuação, o aplicativo examinará detalhadamente o caso e fornecerá os pontos fortes e fracos em relação ao seu desempenho. Você pode reproduzir os casos novamente para aumentar sua pontuação. Este tipo de jogo apela à natureza competitiva de muitos médicos e incentiva a repetição de casos para melhorar as pontuações e a tomada de decisões.

É uma excelente revisão para qualquer especialidade médica. Resuscitation! também pode ser usado nos vários níveis de treinamento de estudantes, residentes e até mesmo médicos atendentes.

O aplicativo é gratuito e vem com cinco casos livres para conquistar. Existem outros casos disponíveis para comprar para expandir a longevidade do jogo, que podem ser adquiridos por alguns dólares extras. Atualmente, Resuscitation! pode ser encontrado na Apple App Store para dispositivos iOS e Google Play Store para dispositivos Android.

Resuscitation! não está sem concorrentes. Outra empresa, Medical Joyworks, desenvolveu outras aplicações, como Clinical Sense e Prognosis: Your diagnosis. Elas são semelhantes a Resuscitation! na medida em que são dois programas de cenários clínicos simulados. Em ambos os jogos você é novamente pontuado em relação ao quão bem você executa o atendimento. Cada cenário é facilmente reproduzível para que você possa seguir caminhos de decisão alternativos para ver cada ponto de ensino que você pode ter perdido.

Todo o conteúdo desses jogos é apoiado por periódicos recentes revisados por pares. Há também uma lista de referências disponíveis no final de cada caso. A interface destes últimos jogos citados não é tão atraente ou roda tão suave quanto a de Resuscitation!, mas são facilmente gerenciáveis. Enquanto que a maioria dos casos em Resuscitation! tendem a ter uma predileção por atendimento de emergência, existem várias especialidades além de emergência que são selecionáveis ​​com esses outros aplicativos. Há também significativamente mais cenários para escolher (mais de 500 no Prognosis: Your diagnosis).

Como o Resuscitation!, os aplicativos da Medical Joyworks estão disponíveis para plataformas iOS e Android e são gratuitos. Com exceção do Clinical Sense, que possui uma versão em português, os outros dois aplicativos são completamente em inglês, mas podem ser interessantes inclusive para aumentar o conhecimento sobre os termos técnicos em medicina nesta língua. Boa diversão!

 

Fonte: Physicians Practice.

 

Gostou do artigo? Compartilhe!