Gostou do artigo? Compartilhe!

10 motivos para adotar o uso de prontuário eletrônico

A+ A- Alterar tamanho da letra
Avalie este artigo

Cada vez um maior número de consultórios e clínicas médicas estão deixando para trás o registro de dados dos pacientes em papel, optando por informatizar os processos de atendimento, principalmente através do uso de prontuário eletrônico.

Desde os sistemas mais simples, com apenas o prontuário, até os sistemas mais completos, que podem incluir funções de agendamento, controle financeiro e diversas opções integradas, são diversas as possibilidades para informatizar o consultório.

10 motivos para adotar o uso de prontuário eletrônico

As vantagens do uso de prontuário eletrônico do paciente são muitas. Confira abaixo 10 dos principais motivos para adotá-lo:

  1. Acesso mais veloz às informações e rapidez nas intervenções
    Esqueça ter que abrir gavetas de arquivos e olhar várias pastas por dia buscando as fichas dos pacientes para que possa atendê-los. Com um prontuário eletrônico todos os dados de todos os seus pacientes são acessados em poucos segundos com apenas alguns cliques no computador. Essa agilidade pode ser essencial para conferir prontamente histórico e observações sobre um paciente que necessita de atendimento de emergência, por exemplo.
  2. Disponibilidade de acesso remoto
    Inclusive, falando em emergências e urgências, com um prontuário eletrônico os dados dos pacientes não estão fisicamente presos ao consultório. Você pode tanto instalar seu sistema de prontuário eletrônico em outros computadores, para acessá-lo em casa, por exemplo, ou no notebook que carrega em suas viagens, bem como pode simplesmente acessá-lo através da internet em qualquer computador sempre que houver necessidade, independente do local que estiver, e inclusive através de um celular ou tablet.
  3. Uso simultâneo por outros profissionais da saúde
    No cenário de uma clínica com médicos de diferentes especialidades, não é incomum que pacientes façam acompanhamento multidisciplinar com mais de um profissional. O prontuário desse paciente normalmente é único, para que tenha os dados completos do paciente, e ambos os médicos o utilizam. Se o prontuário for em papel, não há possibilidade de que mais de um médico possa consultar o prontuário ao mesmo tempo, algo que com um prontuário eletrônico se torna simples e ainda auxilia para que as anotações de cada médico sejam melhor organizadas e estejam sempre atualizadas.
  4. Legibilidade total
    Os comentários corriqueiros sobre letra de médico ser quase impossível de compreender, apesar de clichês, são uma realidade muito comum. Inclusive os próprios médicos muitas vezes têm dificuldades em compreender anotações antigas que fizeram em prontuários de pacientes. Um sistema de prontuário eletrônico elimina de vez esse problema, digitalizando todo o registro de dados médicos, inclusive os documentos emitidos, como prescrições.
  5. Organização mais sistemática
    O acúmulo de papéis leva a uma tendência quase inevitável de desorganização. Por mais que se estabeleça algum esquema, como ordenação por ordem alfabética, é fácil que as coisas se misturem, e quando mais papéis surgem, mais difícil é manter qualquer padrão. Um prontuário eletrônico dispõe de diversas fichas para que cada tipo de informação do paciente fique registrada em locais específicos, de modo padronizado, separando, por exemplo, imagens, formulários, resultados de exames, anamneses, etc., permitindo encontrar e visualizar qualquer dado com agilidade e praticidade.
  6. Redução de custos e aumento dos ganhos
    Além da redução de custos com materiais, como papéis, canetas, pastas, armários de arquivo, e inclusive com espaço físico para armazenar os prontuários em papel, há ainda a possibilidade de aumentar seus ganhos. O prontuário eletrônico otimiza o tempo da consulta e melhora a experiência do paciente, pois você consegue anotar dados com agilidade e dar mais atenção ao paciente. Isso pode resultar tanto em mais tempo para tender mais paciente, quanto em mais indicações feitas por pacientes satisfeitos.
  7. Impossibilidade de fraude retroativa
    Os dados que são registrados no prontuário eletrônico, além de receberam a marcação da data em que o registro foi realizado, ficam bloqueados para alterações após um curto período da criação do registro, impossibilitando que haja qualquer adulteração das informações posteriormente.
  8. Pode incorporar sistemas de alerta e apoio à decisão
    Pode-se anotar observações importantes no prontuário de um paciente, como uma alergia severa que possua, e essa observação será aberta como um alerta toda vez que o prontuário do paciente em questão for acessado. Além disso, cadastros auxiliares como bulário integrado podem já incluir sugestões de doses padrão de medicamentos, por exemplo, orientando e auxiliando o médico na tomada de decisões.
  9. Respeito ao segredo médico (limitação do acesso pelo uso de senhas)
    O prontuário eletrônico na realidade é muito mais seguro do que os prontuários de papel no que diz respeito ao sigilo dos dados médicos. Como o sistema só pode ser acessado mediante o uso de senhas, apenas o médico pode visualizar os dados. Inclusive em sistemas que integram agenda e a secretária utiliza em conjunto, os prontuários possuem limitação para que a secretária tenha acesso apenas à ficha de dados pessoais.
  10. Recuperabilidade dos dados (criação de cópias de segurança)
    O papel é um material frágil. Ele se deteriora sozinho com o tempo, e é facilmente e completamente perdido com qualquer pequeno acidente, como ao ser exposto à água, ao fogo ou a animais. Um prontuário eletrônico mantém todos os dados dos pacientes seguros no computador, e além da maior segurança inerente aos dados digitais, isso ainda possibilita que cópias de segurança possam ser feitas e armazenadas em locais diferentes, como outro computador, um pendrive, ou mesmo na nuvem, de mofo que ainda que qualquer problema ocorra com o computador original, os dados são mantidos intactos e podem ser recuperados com facilidade.

O HiDoctor oferece não apenas o prontuário eletrônico, com todas estas vantagens citadas, mas vai além, sendo um software completo, que lhe oferece todas as possibilidades para gerenciamento e organização de seu consultório ou clínica, garantindo maior produtividade. Conheça:

 

Gostou do artigo? Compartilhe!