Gostou do artigo? Compartilhe!

Ser médico - significado e natureza da profissão

A+ A- Alterar tamanho da letra
Avalie este artigo

Diversos são os motivos que podem levar um jovem a escolher a medicina como sua futura profissão. Muitos são apaixonados pela ideia de ser médico desde a infância, outros vêm de família de médicos e decidem seguir o mesmo caminho, alguns só tomam a decisão já mais velhos, quando ganham uma noção melhor daquilo que gostam e desejam para suas vidas, e existem ainda aqueles que optam pela medicina pelo lado financeiro da profissão.

Mas independente do motivo por trás da escolha, ao tomar a decisão de seguir por este caminho, todos sabem (ou pelo menos imaginam que sabem) que será uma jornada de muita dedicação, comprometimento e busca constante de conhecimento, pelo resto da vida.

Ser médico: significado e natureza da profissão

Mas só o conhecimento não basta para fazer um bom médico. Medicina envolve também habilidade e atitude. Habilidade para tomar a frente das situações, tomando as decisões necessárias e assim colocando os conhecimentos em prática para proporcionar o cuidado médico. E a atitude diz respeito à postura perante um paciente, sabendo ouvir, confortar, explicar, respeitar.

Ter uma atitude médica é parte essencial e indispensável de ser médico. O objetivo no fim de cada dia é garantir o bem estar e saúde das pessoas. Médicos lidam com o bem mais precioso daqueles que atendem, suas próprias vidas, e por isso devem ter a maior ética, respeito, dedicação e comprometimento no que fazem. Mais do que empregar seus conhecimentos técnicos de medicina, o atendimento envolve saber lidar com outro ser humano, ter compaixão e compreensão. É nesta relação com os pacientes e nesta responsabilidade que reside o grande valor e honra da profissão.

É fato que atualmente muito tem mudado na medicina e nas relações entre médicos e pacientes. A tecnologia foi mudando o cenários dos atendimentos. Em um primeiro momento houve medo de que essas tecnologias na verdade estariam prejudicando os atendimentos, com o médico dividindo a atenção entre o paciente e o computador e também devido a uma maior burocratização de determinados processos. Porém, o foco sempre foi facilitar estes processos, tornando mais simples os registros de consultas para que o paciente pudesse receber uma maior atenção. E quanto mais as tecnologias evoluem, percebe-se mais e mais esta tendência de uma medicina centrada no paciente, onde o médico consegue se dedicar melhor ao atendimento e também onde o paciente pode participar mais ativamente de tratamentos e acompanhamento de sua saúde através de dispositivos como smartphones, com aplicativos de saúde, pulseiras para monitorar atividades, etc.

A verdade é que a medicina e a tecnologia são as duas áreas que mais avançam, estando em constante evolução. Assim, é de se esperar que os processos estejam sempre se transformando, mas a base da profissão permanece sempre intacta. Seja fazendo anotações em um prontuário de papel, recebendo resultados de exames diretamente no computador ou mesmo realizando um atendimento por vídeo a um paciente em área remota, o objetivo continuará sempre sendo a promoção da saúde e a preservação de vidas.

É nesta missão que qualquer médico pode encontrar seu conforto, mesmo nos momentos mais turbulentos em suas carreiras, com a certeza de que seus esforços e dedicação fazem toda a diferença na vida de muitas pessoas, e possuem valor inestimável.

 

Gostou do artigo? Compartilhe!