Gostou do artigo? Compartilhe!

Dificuldade para se concentrar - veja algumas razões

A+ A- Alterar tamanho da letra
Avalie este artigo

O mundo atual parece estar em um ritmo cada vez mais acelerado. Estamos o tempo todo conectados e recebendo informações, e quanto mais recebemos, mais novidade nosso cérebro procura. O problema é que todo esse fluxo de informações diminui nossa capacidade de manter o foco em uma tarefa específica sem ter a atenção desviada por outros estímulos, além de ter um custo cognitivo que pode se manifestar por sensação de lentidão e menos produtividade.

Dificuldade para se concentrar - veja algumas razões

Um estudo realizado pela Microsoft, no Canadá, em 2015, revelou que, em média, o intervalo médio de atenção dos humanos caiu de 12 segundos no final do século passado para 8 segundos no novo milênio. Segundo os especialistas, isso não significa que estamos ficando menos inteligentes, mas que agora desempenhamos várias tarefas ao mesmo tempo.

O problema disso está nas reações químicas que a troca constante de tarefa desencadeia no cérebro, podendo gerar sensação de sonolência e desorientação, resultando na liberação do hormônio cortisol, um dos hormônios do estresse.

O ideal seria evitar a realização de múltiplas tarefas ao mesmo tempo, focando em uma de cada vez e mantendo a concentração naquilo, aumentando assim a produtividade e diminuindo o estresse. Mas como manter a concentração?

Veja 5 fatores que atrapalham a concentração e busque evitá-los:

1. Excesso de tecnologia

Seu celular, o tablet, o computador, todos competem pela sua atenção. Cada vez que uma notificação chega em algum aparelho, a distração é certa. Nosso cérebro consegue fazer mais de uma coisa ao mesmo tempo, mas quanto mais tarefas se acumulam, menos foco é dado a cada uma delas. Limite o uso de televisão, celular, internet, etc. para horários específicos, evitando que a distração por eles seja constante.

2. Falta de sono

Se você anda dormindo pouco - menos de 7h ou 8h por noite - você provavelmente apresentará sinais de irritação, com o cérebro funcionando mais lentamente e tornando difícil o gerenciamento das tarefas diárias. Regular seu sono para dormir em horários apropriados e a quantidade necessária irá garantir que seja mais fácil manter o foco durante o dia.

3. Baixa satisfação profissional

É normal que fiquemos instisfeitos com algumas coisas em nossos trabalhos de tempos em tempos. Mas se você notar que a insatisfação é constante e tem atrapalhado sua performance na realização de atendimentos, por exemplo, é hora de analisar qual a causa da insatisfação e buscar mudanças que lhe tragam nova motivação no trabalho.

4. Muito estresse

Estresse custa caro para a concentração. Quando estamos ansiosos ou preocupados com alguma coisa, estes pensamentos competem com os centros cognitivos, tirando o foco daquelas tarefas que estão sendo realizadas. Uma solução a ser considerada é a meditação, com estudos mostrando que técnicas de relaxamento aumentam a habilidade de bloquear distrações. Busque também uma forma de lidar com os problemas que possam estar causando preocupações.

5. Pouco exercício

Cada vez mais evidências sugerem que a prática regular de exercícios mantêm a mente afiada, além de aumentar a capacidade de aprendizagem e memória. Exercícios ainda ajudam a aliviar o estresse e ter melhores noites de sono, outros fatores que atrapalham a concentração.

Veja nosso artigo sobre os 4 principais ladrões da produtividade dos médicos.

 

Gostou do artigo? Compartilhe!