Gostou do artigo? Compartilhe!

7 dicas para ajudar médicos a fazer boas apresentações

A+ A- Alterar tamanho da letra
Avalie este artigo

Falar para uma audiência não é algo que vem naturalmente para muitas pessoas, motivo pelo qual tantas palestras e apresentações são chatas e repetitivas. Isto é especialmente verdade no âmbito da saúde, onde médicos são reconhecidos pelas suas habilidades técnicas, e não exatamente pelo seu talento de oratória.

Ainda assim, é esperado que médicos que precisam fazer algum discurso estejam confiantes em suas habilidades de compartilhar suas descobertas científicas, experiências práticas e conhecimentos médicos em geral.

7 dicas para ajudar médicos a fazer boas apresentações

Esteja você se preparando para apresentar um artigo em uma grande conferência ou falar para um pequeno grupo de colegas, seguem abaixo sete maneiras de tornar sua próxima apresentação em uma experiência memorável para a audiência.

1. Não deixe nada ao acaso

Não importa quão bem você conheça o conteúdo de seu discurso, você ainda deve se preparar. Apresentações improvisadas raramente funcionam em seu benefício, porque geralmente acabam parecendo dispersas e subdesenvolvidas. Você também nã0o precisa decorar seu discurso, o que pode fazer você soar um pouco robótico. Sua preparação deve incluir no mínimo pesquisar quem será sua audiência, ensaiar sua fala várias vezes para precisão, transições e tempo e checar a sala e equipamentos que serão utilizados antes de começar a sua apresentação.

2. Lembre-se que menos é mais

Tanto membros da audiência como organizadores do evento ou reunião apreciam o fato de seu tempo ser respeitado, e você pode demonstrar este respeito começando seu discurso na hora marcada e terminando alguns minutos mais cedo. Para tanto, corte todos os detalhes irrelevantes, de modo a encurtar seu tempo de fala. E não tente colocar todos os seus conhecimentos dentro de uma apresentação. Ao invés disso, tenha um tema abrangente e o suporte com três a cinco pontos específicos dentro deste tema.

3. Utilize recursos visuais claros

Normalmente a audiência não consegue identificar detalhes em gráficos, tabelas e parágrafos que são exibidos na tela. Além disso, pessoas absorvem o conteúdo de maneiras diferentes. Você conseguirá atingir uma maior parcela das pessoas se apresentar uma variedade de slides que incluam diferentes estilos de aprendizagem. Em um você pode colocar um gráfico bem colorido, em outro uma lista de tópicos (apresentados em uma fonte grande e de fácil leitura), um terceiro pode incluir uma citação ou foto que remeta a uma história relacionada ao seu tópico. Apenas garanta que o slide como um todo mantenha um mesmo tema visual e uma paleta de cores consistente.

4. Não compartilhe seus segredos

Está se sentindo nervoso? Despreparado? Agitado? Guarde para você mesmo. Geralmente as pessoas não conseguem identificar se o palestrante está enfrentando medo de palco ou de falar em público, então evite expressar seu nervosismo. O contrário também é válido: sua audiência não precisa ouvir sobre as dezenas de outras vezes que você fez esta apresentação ou as centenas de palestras em locais diferentes que já deu. Faça sua audiência se sentir especial apenas os deixando saber o quanto você é grato que eles tenham se juntado a você desta vez.

5. Prepare-se para o pior

Muitas coisas podem dar errado em uma apresentação, inclusive atrasos inesperados que podem resultar em um começo tardio. Mantenha essas eventualidades em mente enquanto você escreve seu discurso, de modo que você saiba quais pontos podem ser suavemente deletados para permitir que a apresentação ainda termine no horário correto, independente do que aconteça. Também é interessante perguntar alguns dias antes do evento os tipos de equipamentos que você terá à sua disposição, para que não precise ficar de última hora procurando por adaptadores, extensões, baterias e outros acessórios.

6. Modifique sua linguagem corporal

Existem três lugares que você deve evitar ficar com as mãos: na cintura, nos bolsos ou cruzadas na frente de sua virilha. Mesmo que não pareça natural, mantenha suas mãos ao lado do corpo e ocasionalmente use-as para apontar algo ou mostrar um objeto relevante. Ao invés de se manter fixo em um ponto ou andar continuamente de um lado para o outro, imagine um círculo invisível no palco e mova-se naturalmente dentro deste círculo. Lembre-se ainda de sempre buscar se conectar com sua audiência estabelendo contato visual sincero com uma variedade de pessoas.

7. Remova quaisquer barreiras

Um púlpito cria uma parede entre você e as pessoas que vieram para lhe ouvir, então caso tenha um no local de sua apresentação, peça que seja removido ou colocado para um canto. Caso você precise de uma superfície de apoio para alguns objetos, peça que uma pequena mesa seja colocado ao lado de onde você fará seu discurso. Se houver a opção, opte por usar um microfone de lapela ao invés de um comum, que terá que segurar o tempo todo e pode ser um obstáculo pesado e barulhento, afetando o sucesso de sua apresentação.

Em se tratando de falar em público, preparação é a chave. Conhecer a sala onde irá se apresentar, seu público, detalhes técnicos e cada um de seus tópicos como a palma da sua mão permite-lhe criar uma apresentação mais coloquial, fluida e natural. Procure sempre saber no início de sua palestra exatamente o que você vai dizer no final, porque é isso que as pessoas irão lembrar.

 

FONTE: Physicians Practice, publicação online de 30 de março de 2016.

 

Gostou do artigo? Compartilhe!