Gostou do artigo? Compartilhe!

Design do consultório médico: o que considerar ao montar ou reformar seu espaço

A+ A- Alterar tamanho da letra
Avalie este artigo

Consultórios médicos têm mudado rapidamente: prontuários eletrônicos substituíram em grande parte os prontuários em papel, é possível fazer anotações da consulta utilizando dispositivos móveis e consultas são agendadas online. Mas como isso afeta o design físico do seu consultório e o espaço necessário?

Se antes consultórios precisavam de um espaço dedicado para armazenamento de arquivos, por exemplo, atualmente este espaço pode ser melhor aproveitado para ampliar sua sala de espera ou talvez a sala de exames. No modelo atual em que parcerias com laboratórios e outros prestadores de serviços são cada vez mais comuns, talvez você também não precise de uma sala de exames e possa aproveitar o espaço para um sala de café e reuniões para sua equipe. A questão é analisar bem quais são suas necessidades específicas.

Se seu orçamento é limitado, não se preocupe. É possível planejar para que o projeto seja realizado aos poucos, de modo que não precise parar o atendimento aos pacientes e também facilitando o orçamento, já que os gastos serão divididos em etapas.

Design do consultório médico: o que considerar ao montar ou reformar seu espaço

Veja algumas coisas a levar em consideração quando estiver montando ou reformando seu consultório médico:

Layout e fluxo de pacientes

A forma como será a divisão e organização dos espaços em seu consultório ou clínica é um fator crucial para a eficiência do atendimento e maior conforto para os pacientes. É importante levar em conta como será o fluxo de pessoas, deixando um espaço confortável para que elas transitem e de modo que sigam um fluxo lógico e prático de chegada, espera, atendimento e saída. Neste contexto, deve ser definida a divisão dos ambientes, levando em conta ainda o espaço que será necessário em cada um de forma a atender as necessidades de sua especialidade.

Sala de atendimento

Sua sala de atendimento deve passar confiança e tranquilidade ao paciente, de modo que ele se sinta à vontade durante a consulta. Tenha sempre em mente o conforte físico e mental do paciente, atentando para móveis, decoração e organzação para obter a atmosfera desejada.

Recepção

A recepção é o primeiro contato que seu paciente terá com seu consultório e um importante espaço de transição do mundo externo para o ambiente médico, que deverá garantir a serenidade e o bem-estar de quem aguarda atendimento. Algumas coisas devem ser observadas: espaço e assentos disponíveis para acomodar o fluxo de pacientes e seus acompanhantes; disponibilizar distrações como revistas, TV, etc; banheiro de fácil acesso para os pacientes; deixar disponível água e se possível cafezinho e biscoitos simples. Também é indispensável que sua secretária esteja bem posicionada, com visão de toda a recepção e de fácil acesso para os pacientes realizarem o check-in. Veja a anatomia da recepção perfeita neste artigo.

Outras áreas

Havendo espaço disponível no consultório, considere outros espaços que sejam de maior utilidade para você. Talvez sua especialidade necessite uma sala de exame separada, ou você possa ter uma sala para sua equipe, onde serão realizadas reuniões, lanche, almoço. Não esqueça de considerar nesses casos o fluxo de pacientes e equipe, de modo que cada ambiente fique em uma localização apropriada.

Decoração

A decoração do consultório, desde cores e materiais utilizados até a escolha e disposição espacial de móveis e uso de objetos decorativos, é o que irá criar a atmosfera do ambiente. Você deve definir de antemão qual seu objetivo: se deseja algo mais sóbrio, algo descontraído, que passe calma, talvez algo mais sofisticado ou mais simples. Um bom decorador ou arquiteto poderá dar excelentes ideias e sugestões para atingir o resultado que você deseja.

Infraestrutura e tecnologias

A parte técnica é sempre imprescindível. Atente para detalhes como disponibilidade de tomadas e conexões nos locais necessários, iluminação adequada dos ambientes, possível necessidade de um ar condicionado, etc. Com a informatização do consultório médico, é importante ainda considerar a conexão em rede dos computadores, com passagem de cabos por locais adequados que não prejudiquem a estética do ambiente, além de considerar o espaço apropriado necessários para computadores, impressoras e outros equipamentos.

Saber previamente as tecnologias e equipamentos que irá utilizar em seu consultório irá ajudar para que um técnico já faça as instalações necessárias de forma adequada e que proporcione a maior praticidade na realização de tarefas.

Uma vez que a decisão esteja tomada de montar ou reformar seu consultório, uma boa maneira de começar seu projeto, antes mesmo de procurar um arquiteto, é definir quais são os objetivos esperados deste novo espaço, bem como pedir opiniões de sua equipe, no caso de uma reforma, para analisarem o que não funciona no espaço atual e pode ser melhorado. A opinião de sua secretária sobre a recepção, por exemplo, é essencial, uma vez que é ela quem está neste espaço o dia inteiro e percebe os pontos que precisam de mudança.

Quando estiver procurando por aquitetos, veja esta lista de perguntas a fazer antes de reformar o consultório.

 

Ebook: Como montar um consultorio medico

 

Gostou do artigo? Compartilhe!