Gostou do artigo? Compartilhe!

Como melhorar seu site médico e atrair mais pacientes

A+ A- Alterar tamanho da letra
Avalie este artigo

Sabemos que hoje em dia ter um site para divulgar qualquer negócio praticamente deixou de ser uma opção, tendo se tornado regra para aqueles que desejam ser competitivos no mercado e atrair clientes. Na área médica não é diferente.

Mas não basta ter um site e simplesmente deixá-lo parado, sem manutenção e sem seguir as novas tendências que ocorrem. O meio digital está em constante mudança e sites ficam ultrapassados com facilidade. É necessário estar sempre atento ao site de seu consultório, buscando o que pode ser melhorado para que os pacientes tenham uma boa experiência.

Como melhorar seu site médico e atrair mais pacientes

Veja algumas dicas do que observar em seu site para que ele seja atrativo:

Otimização para mobile

Em 2015 o Google fez uma mudança significativa em seu algoritmo que classifica os resultados de busca do site, passando a "punir" sites que não eram otimizados para visualização em dispositivos mobile. Em pesquisa divulgada pelo IBGE¹ em 2016, foi constatado que o telefone celular é o dispositivo mais utilizado para o acesso individual da internet pela maioria dos usuários: 89%.

Isso significa que se seu site não está otimizado para uma boa visualização e utilização através de dispositivos móveis, você com certeza não só terá pior posicionamento em resultados de busca do Google, mas também perderá muitos acessos de pessoas que tentam acessar através de seus tablets ou celulares. Garanta que seu site funcione bem no mobile e com certeza atrairá muito mais pacientes em potencial.

Interface simples

A simplicidade é um ponto chave para que os visitantes consigam achar aquilo que procuram. Sites com excesso de informações, com interface confusa e sem uma boa priorização dos conteúdos tornam a navegação difícil e cansativa.

Faça um exercício de reflexão sobre o que os pacientes buscam ao acessar seu site. A interface deve ser organizada de modo que as principais informações estejam em destaque e sem que haja muitos conteúdos na mesma página. Deve ser possível acessar diferentes seções e conteúdos do site com poucos cliques, de modo que a navegação seja fluida e rápida. Garanta que as cores e fontes escolhidas não atrapalhem a legibilidade das informações, além de observar a harmonia dos elementos. Além da facilidade em encontrar e acessar as informações desejadas, um site agradável visualmente estimula para que o visitante gaste mais tempo explorando seu conteúdo.

Facilidade para contato

Seja no caso dos pacientes que chegam em seu site pelo conteúdo, buscando informações de saúde, ou daqueles que chegam buscando diretamente pelos seus serviços, é essencial que eles vejam logo de cara seus dados de contato, sendo inclusive uma maneira de estimular que o contato com o consultório seja efetivado.

Além da visibilidade e destaque para o telefone e endereço, deve haver também uma página dedicada às informações completas de contato, com horários de atendimento, mapa para o consultório e inclusive opções extra para contactar, se desejar, como envio de mensagem por formulário no próprio site, email e possibilidade de agendamento online.

Conteúdo de qualidade

Já falamos em um post anterior sobre a importância que o marketing de conteúdo tem atualmente. A produção de conteúdos de qualidade é o que irá possibilitar que novos pacientes lhe encontrem ao buscarem informações sobre sua especialidade na internet. Para impulsar seu site médico, dedique um tempo a escrever conteúdos interessantes sobre sua especialidade e mantenha uma frequência de publicação.

Além de manter o site ativo, oferecer informação aos pacientes que chegam ao seu site ajuda a fazer com que eles estabeleçam uma certa relação com você, voltando quando precisarem de novas informações e possivelmente buscando seus serviços quando necessitarem atendimento, uma vez que já criaram confiança em sua imagem.

Um site médico de qualidade é a mais poderosa ferramenta de marketing que seu consultório pode ter. Mantenha-o sempre atualizado, busque inovar e identificar onde há espaço para melhorias e você certamente verá o retorno.

 

Referências

1. Portal Brasil, 2016. Pesquisa revela que mais de 100 milhões de brasileiros acessam a internet. Disponível em http://www.brasil.gov.br/ciencia-e-tecnologia/2016/09/pesquisa-revela-que-mais-de-100-milhoes-de-brasileiros-acessam-a-internet - Acesso em: 06 jul. 2017.

 

Gostou do artigo? Compartilhe!