Gostou do artigo? Compartilhe!

Médico, aprenda a delegar funções!

A+ A- Alterar tamanho da letra
Avalie este artigo

A centralização é um transtorno na área médica. Poucos médicos compreendem a necessidade de delegar tarefas e aplicam esse conceito no consultório. O acúmulo de tarefas que concentra funções clínicas, administrativas, burocráticas-legais e operacionais conduz o médico a uma rotina apinhada, sem tempo para sua vida pessoal e correndo o risco de burnout.

A verdade é que os médicos acabam se sobrecarregando porque julgam que são os únicos competentes a realizar essas tarefas ou porque não querem parecer incapazes ou, ainda, porque não querem parecer exigentes demais.

Isso resulta em prazos e oportunidade perdidas, pouca eficiência e o já citado estresse causado pelo acúmulo de tarefas.

Observe as tarefas que você pode delegar

O médico deve realizar todas as atribuições exclusivas da sua profissão[1], porém há várias outras tarefas realizadas no consultório que poderiam ser delegadas a outros colaboradores, como as funções burocráticas de emitir documentos, e operacionais, como pagar contas, compra de materiais, escolha de suprimentos, etc.

Distribua o trabalho para quem está mais capacitado

Há questões, ainda, nas quais você pode contar com ajuda profissional terceirizada, como questões técnicas e especializadas complexas, tais como contabilidade, contratação de funcionário, marketing, limpeza e organização do consultório. É importante saber para quem delegar essas funções especializadas para que seu funcionário não esteja fadado a falhar.

Seja claro no que você solicitar

Para cada tarefa delegada, dê instruções exatas sobre o que precisa ser feito e como deve ser realizado. O colaborador precisa saber exatamente o que ele precisa realizar e também o melhor método para tal.

Defina prazos

O prazo serve como um mecanismo de cobrança para que o colaborador perceba que a tarefa solicitada tem um objetivo e deve ser cumprida em tempo hábil.

Informe sobre possíveis obstáculos

Uma das questões que mais dificultam a divisão de tarefas é a convicção de que o colaborador poderá deparar-se com uma dificuldade e não cumprir o objetivo. Sabendo que poderá haver um contratempo durante a realização da tarefa, adiante esta informação para o encarregado — isso irá amenizar suas preocupações e preparar seu funcionário para possíveis adversidades.

Dê autonomia para sua equipe

O cenário que você procura — que lhe permitirá crescer e focar apenas nas funções clínicas — é aquele em que sua equipe está agindo com autonomia e você não possui mais as preocupações do dia a dia do consultório. A autonomia fará com que seus funcionários aprendam como lidar com imprevistos e desenvolvam a habilidade de tomar as melhores decisões.

Monitore de longe

Esteja atento ao que é produzido, sem que a sua supervisão pareça opressora para os funcionários. Confie que eles serão capazes de realizar suas atribuições, mas fique sempre de olho para transmitir seu interesse e poder intervir quando for o caso.

Dê feedback

Estabeleça uma forma de poder avaliar os resultados finais das tarefas delegadas. Este passo é de vital importância nos primeiros momentos da delegação, pois você poderá oferecer seu parecer daquilo que foi realizado e manejar as mudanças necessárias para as próximas vezes.

...

[1] De acordo com o Código de Ética Médica, é vedado ao médico "delegar a outros profissionais atos ou atribuições exclusivos da profissão médica" (Capítulo III, Artigo 2º), disponível no Portal CFM.

Gostou do artigo? Compartilhe!