Gostou do artigo? Compartilhe!

Como manter bons funcionários no seu consultório

A+ A- Alterar tamanho da letra
Avalie este artigo

Se você está vendo alta rotatividade de pessoal em seu consultório, é claro que algo precisa mudar. Práticas saudáveis não continuam trazendo novos funcionários, ano após ano. Se você precisa de ajuda, separamos algumas ideias de especialistas em gerenciamento de consultórios sobre como manter os funcionários.

Como manter bons funcionários no seu consultório

Contrate certo

Quando se está com falta de funcionários, de modo que começa a ficar mais difícil dar conta de todas as atividades da rotina, é comum pensarmos que qualquer pessoa já será de ajuda e se sairá bem, e este é com certeza o caminho errado a tomar.

Mesmo que leve um pouco mais de tempo, é melhor passar algumas semanas se desdobrando para que o consultório funcione bem, mas ao fazer a contratação, contratar a pessoa certa. Melhor algumas semanas mais difíceis para depois ter anos de tranquilidade com um bom funcionário do que contratar alguém às pressas e dali a poucos meses ter que passar pelo menos processo tudo de novo.

Dinheiro fala alto

O modo mais popular de manter sua equipe motivada é através de compartilhamento de ganhos ou pagamento de bônus de acordo com performance e alcance de metas. Todos os demais fatores iguais, se um funcionário recebe uma melhor oferta em outro consultório, ele dificilmente não fará a troca.

Valorize os talentos dos membros da equipe

Muitas vezes as pessoas sabem o que mais gostariam de fazer, e se é algo que é possível incorporar às atividades do consultório, principalmente se pode trazer benefícios, vale a pena analisar a questão. Talvez uma secretária tenha interesse especial em enfermagem, esteja fazendo um curso técnico na área, por que não então dar uma chance para que ela seja sua assistente em procedimentos que necessitem ajuda?

Converse com cada pessoa individualmente

Conversas francas, um a um com os funcionários, podem mostrar o que eles gostam mais e menos sobre seus empregos, e o que, se possível, eles gostariam de mudar. Esteja sempre aberto às opiniões para que juntos busquem sempre melhorar o consultório.

Terceirize quando necessário

Não peça dos funcionários mais do que é a função deles fazer. Terceirizar algumas das tarefas mais complexas e que tomam mais tempo e dividir as cargas de trabalho de cada um é de grande ajuda para reduzir o estresse, reduzir o custo de trabalho e construir uma rotina muito mais eficiente.

Seja positivo

A chave para obter o máximo de sua equipe é enfatizar o que eles estão fazendo bem. Frequentemente nós tendemos a observar apenas o que as pessoas estão fazendo errado, esquecendo de valorizar as qualidades. Isto cria uma imagem negativa e um sentimento de injustiça nos funcionários, que não veem seus esforços reconhecidos.

Enfatize a importância de cada um

Conecte diretamente o trabalho de cada pessoa com o que o médico faz, demonstrando a diferença que as atividades individuais fazem no resultado final, que é prestar um bom atendimento aos pacientes. Isto é de grande importância, demonstrando que mesmo as menores tarefas são essenciais para um objetivo maior, para o qual todos estão trabalhando juntos.

 

Gostou do artigo? Compartilhe!