Gostou do artigo? Compartilhe!

Criando a identidade visual de sua clínica ou consultório

A+ A- Alterar tamanho da letra
Avalie este artigo

Em diversas áreas, e na medicina inclusive, tem-se percebido uma concorrência cada vez maior e mais forte. As estratégias de marketing na era digital não apenas têm se transformado, mas são cada vez mais acessíveis para que os próprios médicos as desenvolvam. Oferecer um bom atendimento aos seus pacientes é a base para seu sucesso, mas antes é necessário que os pacientes cheguem até você, e para tanto você terá que conseguir se diferenciar no meio de seus concorrentes e atrair a atenção de pacientes em potencial.

A identidade visual de um consultório ou clínica deve ser pensada de forma a atender as expectativas dos pacientes e atraí-los, pois ela age de forma inconsciente junto a esse público, transmitindo confiança, credibilidade, tranquilidade e sofisticação. Uma boa identidade visual é aquela que consegue passar na imagem os valores do consultório, aquilo com o que você se preocupa e o que oferece aos pacientes, sendo um atrativo para que eles marquem uma consulta com você.

Criando a identidade visual de sua clínica ou consultório

Afinal, o que é identidade visual?

Seu consultório, assim como você e as pessoas à sua volta, precisa de uma identidade própria: algo que o defina e o torne único. A identidade visual é o conjunto de símbolos e elementos, principalmente gráficos, que é concebido para representar os valores e ideais do consultório e apresentá-los ao cliente.

Fazem parte desse conjunto itens como a logo, a tipografia, as cores escolhidas e o modo como interagem, os materiais promocionais (cartões de visita, flyers e afins), além de muitos outros elementos presentes no ambiente do consultório ou clínica.

Qual a importância para o consultório?

A construção de uma identidade visual, além de diferenciar você dos concorrentes, facilita o reconhecimento do consultório, fixando a marca na memória visual dos pacientes. Além disso, como dito anteriormente, uma identidade visual bem desenvolvida irá refletir o conceito, a missão, a visão e os valores do seu consultório ou clínica, tendo a capacidade de transmitir credibilidade, profissionalismo e agregar valor ao seu serviço.

A preocupação em criar uma identidade visual demonstra o zelo e seriedade com seu consultório, sendo um reflexo da excelência de seu atendimento.

Como criar?

Um primeiro ponto a destacar quanto à criação de uma identidade visual é que ela deve ser feita por um profissional. O desenvolvimento de uma marca é algo complexo. Muitas pessoas acreditam que por saber mexer em softwares de edição de imagens estão aptas a criar identidades visuais. Porém, para que sua marca realmente seja de qualidade e cumpra todos os papéis que citamos acima, é necessário estudo e conhecimento de diversos aspectos, como marketing, design gráfico, sinalização interna e comunicação corporativa.

Invista em uma boa agência ou profissional. Isso irá garantir que o trabalho seja feito com profissionalismo e que apresente um resultado de qualidade. A identidade visual bem feita é algo duradouro, logo o investimento será bem compensado.

O profissional contratado precisará conhecer a cultura do consultório, saber qual o seu público preferencial, a missão, valores e também a imagem que você deseja passar. Na hora de conversar com ele, já tenha alguns conceitos principais em mente para apresentar, como por exemplo modernidade, tranquilidade e excelência. É importante aqui ter confiança na experiência do profissional e saber ouvir seus conselhos, mas sem abdicar dos seus próprios interesses. Juntos será possível alinhar as ideias e chegar em um bom resultado.

Veja alguns aspectos chave da identidade visual que deverão ser pensados:

Escolha de cores

A cor possui amplo valor significativo para as pessoas, pois impressiona e expressa, além de ser um importante elemento na transmissão de ideias. Estudos a respeito da utilização das cores e o resultado da aplicação delas indicam aos profissionais do design quais as melhores opções de acordo com a mensagem que deseja passar.

Aqui é importante deixar um pouco seu gosto pessoal de lado, dando maior importância ao que as cores escolhidas significam e o que irão transmitir aos seus pacientes. Um consultório de oncologia, por exemplo, deve passar uma ideia de calma, que consiga relaxar os pacientes, optando assim por cores claras e mais neutras.

Formas e elementos

A logo é um dos principais componentes de sua identidade visual. É importante que a imagem consiga ser facilmente associada ao seu consultório, remetendo à sua especialidade, aos valores que quer transmitir, etc. Uma dica importante a lembrar é o famoso "Menos é mais". Lembre-se que sua logo estará em todos os seus materiais, possuindo diversas aplicações, em diferentes tamanhos. Uma imagem muito complexa e detalhada pode não funcionar bem para alguns usos que serão feitos.

Tanto pode-se trabalhar imagens mais diretas, como o desenho de uma criança para um consultório de pediatria, como é possível optar por linhas e curvas mais abstratas, que remetam a uma forma ou mesmo às suas iniciais ou do nome do consultório. Muitas vezes a logomarca do consultório é o próprio nome do mesmo, com uma tipografia bem trabalhada e algum pequeno elemento conjugado.

Tipografia

O tipo de letra também deve ser bem pensado. Não apenas a letra deve ser de boa legibilidade nos diferentes tamanhos em que a identividade visual será aplicada, mas também deverá harmonizar com o estilo dos demais elementos.

Aplicação da identidade visual

Uma vez que sua identidade visual tenha sido criada, ela deverá ser usada consistentemente em todos os materiais relativos ao consultório, de modo que se torne de fato uma marca e seja gravada e reconhecida pelos pacientes.

Algumas aplicações da identidade visual vão desde cartões de visita, assinaturas de email, receituário e sinalização do consultório, até uniformes da equipe, seu jaleco e principalmente uso em marketing. Todo o material de divulgação da clínica ou consultório deverá sempre conter sua identidade, seja material impresso como flyers ou no uso online, como em redes sociais, site do consultório, blog, catálogos médicos, etc.

As cores e estilo escolhidos ainda devem guiar a decoração de seu consultório. Seja no estilo dos móveis, cor da pintura, cor de estofamento ou objetos de decoração. Um ponto-chave que a identidade visual oferece é a possibilidade de padronização, o que passa uma imagem de organização e consistência no ambiente e nos materiais.

Busque manter sempre este padrão do uso de cores, formas e estilo nas mais diversas aplicações em seu consultório ou clínica, transmitindo uma boa imagem da marca e demonstrando sua preocupação e atenção aos detalhes.

 

Gostou do artigo? Compartilhe!