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8 itens indispensáveis para o seu site médico

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Se o site do seu consultório oferece aos visitantes apenas as informações de contato, como um mero cartão de visita, ele não está fazendo tudo o que poderia.

Atualmente, 39% das pessoas que precisam de atendimento médico procuram extensivamente por profissionais na internet e este número cresce para 50% quando se trata da geração Y – aqueles nascidos entre a década de 80 e meados da década de 90.
De todas as pessoas da sua região que precisam do seu serviço, quantas delas estão de fato agendando consultas com você?

8 itens indispensáveis para o seu site médico

Sites que conseguem converter visitantes em pacientes utilizam certos elementos para garantir seu sucesso online. Médicos que se mantêm informados das últimas tendências em tecnologia otimizam seus sites para os mecanismos de busca (como Google, Yahoo!, Bing, etc), conquistam a confiança dos visitantes através de depoimentos e oferecem formas fáceis e práticas para marcar a consulta.

Com estes e outros atributos você conseguirá vantagem competitiva sobre outros médicos de sua região. Confira abaixo 8 itens para atentar em seu site, incluindo dicas de SEO, marketing e usabilidade.

1. Bom título

O título não é apenas o nome da sua página, ele deve descrever objetivamente sobre o que a página trata. Ele é exibido em destaque nos resultados de busca, sendo nele que os visitantes clicam para acessar seu site, portanto é bem importante que ele atraia as pessoas para clicarem nele.

Os melhores títulos para um site médico são aqueles que antecipam a forma como um paciente em potencial procuraria por seus serviços no Google. A maioria das pessoas busca por uma especialidade ou procedimento + sua localização geográfica. Assim, é importante que o título contenha esses elementos, juntamente com sua identificação (seu nome ou nome do consultório ou clínica). Por exemplo:

Dr. Ivo Coutinho - Cardiologista em São Paulo

Lembre-se de não escrever um título muito longo, pois os sites de busca limitam o número de caracteres exibidos nos resultados, de modo que títulos longos terão seu final cortado.

2. Descrição bem escrita

A descrição é uma expansão do título. Apesar de não ficar visível no site, é fundamental para a classificação dele nos mecanismos de busca como o Google, dizendo ao buscador sobre o que é o site e quais as palavras-chave mais importantes.

Mas é interessante lembrar que a descrição deve ser um texto corrido e bem formulado e não apenas uma sequência de palavras-chave. O Google e demais engines de busca têm aprimorado cada vez mais o modo de rankear as páginas, atentando mais para a qualidade do conteúdo do que simplesmente as palavras-chave empregadas.

A descrição também possui limitação de caracteres pelos sites de busca (o limite padrão utilizado pelo Google para exibição de descrições é por volta de 156 caracteres), então seja objetivo, garantindo que as informações e palavras-chave essenciais sejam comunicadas.

A melhor forma de fazer sua descrição é informando de modo direto as especialidades, procedimentos e serviços que seu consultório ou clínica presta, sendo também interessante informar a região mais específica do consultório, como zona da cidade ou bairro, de modo a aparecer em buscas mais específicas. Pesquisas mostram que quando as pessoas buscam por um serviço no Google, elas esperam encontrar algum que possa atendê-las em uma distância menor que 10 quilômetros de onde se encontram.

3. URL que faça sentido

A URL do seu site (endereço através do qual as pessoas o acessam) é mais um dos elementos observados pelos sites de busca para decidir se seu site é uma das melhores respostas para a pesquisa de um usuário. Tenha uma URL clara e objetiva, que permita fácil identificação não só do site, mas de onde no site o usuário se encontra. Por exemplo:

ivo.coutinho.site.med.br

O nome do médico é facilmente identificável na URL.

Páginas específicas do site seriam algo como:

ivo.coutinho.site.med.br/cardiologia/marca-passo.

Evite URLs do tipo: ivo.coutinho.site.med.br/p?=8972984729.

Boas URLs funcionam como um sitemap, oferecendo uma boa experência para o usuário, permitindo que ele saiba onde está e sugerindo que encontrará outras informações nas pastas indicadas no endereço. Lembre-se que se seu site apresentar conteúdo de qualidade, muitas pessoas podem chegar nele através de informações específicas, e não pela página inicial, de modo que URLs intuitivas se tornam ainda mais importantes.

Bônus

Boas URLs também contam pontos para classificação nos resultados do Google.

4. Descrições completas das especialidades ou serviços

O conteúdo de seu site é essencial. Mais que uma simples página com seu contato, ele deve ser fonte de informação e conhecimento para os visitantes, o que fará não só com que ele apareça melhor nos resultados de busca mais diversos relacionados à sua área, mas também irá construir a confiança do paciente em você, uma vez que você já está ajudando-o com informações antes mesmo que ele de fato resolva marcar uma consulta.

Crie páginas específicas dedicadas a cada condição que trata, a cada serviço que presta, e páginas para assuntos relacionados à sua especialidade, como algumas dicas de prevenções, informações sobre sintomas, etc. Atente para nas páginas de cada assunto usar as palavras-chave mais relevantes relacionadas.

Criar páginas separadas para cada assunto é importante pois, misturando tudo em uma mesma página, os sites de busca não conseguem determinar qual o assunto exato tratado. A relevância de uma página é determinada de acordo com a profundidade com que cobre um tópico. Se sua página cobre vários tópicos de modo mais superficial, não terá uma relevância muito grande para buscas sobre estes tópicos.

Outra dica para manter em mente quando escrevendo os textos do site: pense em como as pessoas fazem buscas. Tem se tornado cada vez mais comum, principalmente com as buscas por voz, que as pessoas pesquisem perguntas completas, e não apenas palavras-chave. Inclua no seu texto esse formato de perguntas comuns e as respectivas respostas para atrair ainda mais visitantes.

5. Boa apresentação em dispositivos mobile

Em abril de 2015 o Google decidiu que, uma vez que 50% de todas as buscas realizadas no site eram feitas através de smartphones, um site teria que ter uma boa apresentação em dispositivos mobile para que aparecesse bem colocado para estas buscas. Nós como usuários sabemos como é chato tentarmos acessar um site pelo celular e precisarmos ficar o tempo todo dando zoom e rolando a página para conseguir ver tudo que queremos e clicar em links.

Se seu site não estiver otimizado para mobile, a chance é grande de que você irá perder pacientes, seja porque não aparecerá bem nas buscas, ou porque o visitante ao entrar no site ficará incomodado com a experiência e irá desistir de navegar.

6. Uma foto de apresentação

Seus pacientes podem se sentir desconfortáveis ou tímidos em situações novas. Se você precisasse se consultar com um dermatologista, você gostaria de saber de antemão como é o consultório, se aparenta organização, modernidade e limpeza, por exemplo. A melhor forma para ganhar a confiança e o interesse de pacientes em potencial é mostrar algumas fotos do consultório para que eles saibam como é o ambiente e se sintam mais confortáveis em marcar a consulta. Além disso, sites com imagens são mais atrativos, e boas fotos criam expectativas nos visitantes para que eles conheçam o consultório.

Além de fotos do consultório, uma foto sua também é de grande importância. Preferencialmente, tire uma foto profissional, com jaleco e no ambiente do consultório. Tendo visto uma foto anteriormente, o paciente cria a sensação de já conhecê-lo, contribuindo para a construção da confiança.

A medicina é um 'serviço' de pessoa para pessoa. Seus pacientes estão lhe confiando com o que têm de mais precioso, a saúde deles. Eles não criam uma relação com sua marca ou seu consultório, criam uma relação com você diretamente, portanto é essencial que esses laços de confiança possam ser construídos desde o primeiro contato, quando ele encontra seu site na internet.

7. Depoimentos para credibilidade

O marketing boca-a-boca ainda é uma das estratégias mais eficazes que há. A diferença é que ele evoluiu e agora acontece online, entre desconhecidos. A proliferação de sites de reviews e opiniões tornou a busca por referências um primeiro passo para qualquer coisa, seja na busca de produtos ou serviços. As pessoas irão duvidar do que uma empresa fala sobre si mesma, mas irão confiar na experiência que outros usuários relataram ter. Um estudo mostrou que 88% das pessoas confiam em depoimentos online tanto quanto confiam em recomendações pessoais feitas por conhecidos.

As avaliações devem ser proeminentes, verdadeiras e ótimas. Cada boa avaliação que um visitante lê no seu site remove uma objeção de por que ele não deveria marcar uma consulta. Peça para seus pacientes mais fiéis darem um depoimento sobre seu atendimento e o que acham do consultório. Tente conseguir avaliações de diferentes tipos de pacientes, de modo que os mais diversos visitantes se identifiquem com algum destes depoimentos.

8. Ferramentas para converter visitantes em pacientes

Oferecer aos visitantes a oportunidade de marcar um consulta pelo próprio site é uma ótima maneira de convertê-los em pacientes imediatamente. Um estudo do Google mostra que mais da metade dos consumidores querem completar a transação daquilo que buscam online em menos de 1h desde que começaram sua pesquisa.

Isso se acentua ainda mais no caso da medicina, quando a pessoa provavelmente tem um problema de saúde que deseja resolver o quanto antes. Se ela começa a buscar por um médico mas ao ligar o telefone não é atendido, seja por linha ocupada ou por estar fora do horário, isto pode significar um paciente perdido.

O agendamento online dá a possibilidade do paciente agendar uma consulta a qualquer momento e sem depender de mais ninguém. É uma experiência rápida, eficiente e que deixa o paciente satisfeito por ter resolvido o problema com facilidade.

Independente de optar ou não por oferecer agendamento online pelo site, suas informações de contato devem sempre estar visíveis, sendo facilmente identificáveis a partir de qualquer página, garantindo ao paciente facilidade para ligar. Além do telefone principal sempre visível, tenha uma página específica para contatos onde você lista informações mais completas, como endereço, um mapa do local, email e telefones secundários. O link para esta página também deve estar sempre visível e facilmente identificável.

Bônus

Tenha disponível no site a informação dos convênios que aceita. Além de conveniente para o paciente, pode ser mais um fator decisivo que o faz marcar a consulta, evitando ainda ligações desnecessárias de pacientes cujo convênio você não atenda.

O HiDoctor®, além de ser um software completo para seu consultório, oferece junto o Site Médico. Você cria com facilidade seu site no domínio site.med.br, que aparece muito bem posicionado no Google. Diversas opções de templates, facilidade para criação de páginas e possibilidade de agendamento online pelo site! Saiba mais sobre o HiDoctor® e o Site Médico da Centralx®!

 

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