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Todo consultório pode ser mais rentável. Você sabe como?

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Uma questão frequente para médicos em início de carreira e que, nas circunstâncias atuais, tem se tornado cada vez mais comum em consultórios já estabelecidos, diz respeito a como aumentar a rentabilidade do consultório sem sacrificar o tempo e a qualidade do atendimento aos pacientes.

Como aumentar a rentabilidade do meu consultório médico?

Em geral, os consultórios que passam por essas dificuldades iniciais estão defasados em algum dos três aspectos essenciais para sua rentabilidade: organização, relacionamento com os pacientes ou controle financeiro. Se você acredita que seu consultório pode melhorar em alguns desses aspectos, veja como retomar o compasso e melhorar o faturamento do consultório.

Organização

Planejamento e controle da agenda
Planejar bem sua agenda, com programação otimizada dos horários, é essencial para evitar lacunas no atendimento, garantindo o melhor aproveitamento do seu tempo e um melhor atendimento aos pacientes. Esteja atento aos horários programados para evitar atrasos e aumentar o número de pacientes atendidos. Consulte sua agenda com frequência para acompanhar alterações que podem ocorrer.

Confirmação de consultas
Pacientes que faltam sem notificar a secretária representam um horário de atendimento perdido, consequentemente prejudicando o faturamento do consultório. Essas faltas são comuns em todos os consultórios e trazem transtornos que podem ser evitados: adote um sistema de confirmação e lembrete das consultas para garantir o comparecimento dos pacientes, seja a confirmação tradicional feita pela secretária por telefone ou os envios automáticos de mensagem por email ou SMS. Na maioria das vezes, o paciente precisa apenas de um lembrete que o dia da consulta está próximo.

Uso de tecnologias
O uso de processos automatizados no consultório aumenta a eficiência no atendimento e diminui o tempo gasto com registro de informações, liberando mais tempo para você se dedicar ao atendimento dos pacientes. O uso de um software médico pode lhe oferecer, dentre outras funcionalidades:

  • agenda organizada, com possibilidade de consulta rápida a qualquer momento e facilidade para a secretária nos processos de agendamento, programação e remarcação de consultas;
  • prontuário do paciente com registro fácil e ágil dos dados do paciente na ficha, melhorando o aproveitamento do tempo da consulta;
  • prescrição com mais facilidade para listar os medicamentos, maior legibilidade para o paciente e registro automático na ficha do paciente;
  • confirmação e lembrete de consultas de forma automática, economizando o tempo da secretária e reduzindo o número de faltas.

Relacionamento

Divulgação do consultório
Para que os pacientes cheguem até você, é necessário que eles tenham um meio fácil de lhe encontrar. Divulgue o consultório para atrair sempre novos pacientes. Sua presença na internet é um ponto-chave para ser encontrado, seja criando seu próprio site, figurando em catálogos médicos públicos e mesmo através do uso profissional de redes sociais. Além de ser uma forma efetiva de marketing, apresenta baixos custos, com muitas ferramentas sendo mesmo gratuitas.

Fidelização de pacientes
Além de conseguir novos pacientes, adote estratégias para fidelizar os pacientes que se consultam com você, fazendo com que sua base esteja sempre em crescimento. A fidelização de pacientes depende de um atendimento eficiente e de qualidade e de buscar ouvir as opiniões deles, de modo a manter o consultório sempre melhorando e evoluindo. Pacientes fiéis e satisfeitos, além de sempre retornarem, fazem divulgação espontânea do consultório, recomendando a familiares e conhecidos.

Facilidades para o paciente
Qualquer facilidade que você possa oferecer ao paciente já é um diferencial em relação a outros consultórios. Considere o uso de ferramentas como agendamento online de consultas, lembrete de consultas e retornos, check-in prático e ágil, entre outras.

Financeiro

Plano financeiro
Tenha suas finanças planejadas e controladas. Elabore um plano financeiro que considere todos os gastos do consultório, prevendo os faturamentos e assim conseguindo uma visão do faturamento mensal estimado. Inclua gastos fixos, investimentos, compra de materiais e equipamentos, pagamento de funcionários. Mantenha um fluxo de caixa organizado para saber exatamente para onde vai o dinheiro e a quantia que entra. Tendo todas as informações financeiras anotadas, é mais simples planejar e criar estratégias para ver gastos que podem ser reduzidos ou onde é possível adotar ações que aumentem o faturamento.

Análise de dados
Faça acompanhamento mensal de todos os dados do consultório. É importante gerar avaliações estatísticas que possam lhe oferecer uma visão geral do andamento do consultório. É geralmente nessa análise de dados que é possível enxergar os pontos onde o consultório pode melhorar, os erros cometidos e aquilo que está indo bem. Não esqueça que para garantir um bom atendimento aos pacientes, você deve garantir também que a saúde do consultório esteja em dia, cuidando da gestão do mesmo.

Opções de pagamento
Se possível, ofereça diferentes opções de pagamento, como cartão de crédito, cheques ou mesmo pagamento online. A forma de pagar uma consulta pode ser um grande diferencial na hora que um paciente escolhe onde se consultar, principalmente se a consulta for particular.

O uso da tecnologia é um grande aliado para a organização e produtividade do consultório. Com os benefícios de um software médico, você irá diminuir gastos, otimizar processos e oferecer um atendimento ainda melhor. O HiDoctor® é um software médico completo para ajudá-lo nisto e aumentar sua rentabilidade! Conheça agora:

 

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