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Dicas para gestão de pessoas em clínicas e consultórios

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Quando você pensa no maior desafio que possui quanto ao gerenciamento do consultório, o que vem na sua cabeça? Se você pensou nas dificuldades em motivar sua equipe ou conseguir que eles executem as tarefas de determinada maneira, ou ainda manter bons funcionários, você não está sozinho. Estes são apenas alguns dos vários desafios de gerenciar uma equipe. E quanto maior ela for, mais complicado pode ficar. Porém, com o uso de algumas estratégias de engajamento, as dificuldades podem ser contornadas.

Dicas para gestão de pessoas em clínicas e consultórios

Nunca é uma tarefa fácil lidar com pessoas nas suas individualidades, você provavelmente experencia isto diariamente lidando com pacientes e percebendo como suas personalidades podem variar tanto quanto seus atributos físicos. Alguns são comunicativos e animados. Outros são quietos e tímidos. Alguns são reservados e desconfiados. Outros são assertivos e provocativos. Adicione a esta mistura o fato de que cada paciente que entra no seu consultório tem uma coleção única de circunstâncias que impactam ainda mais o modo como se apresentam no momento. E você provavelmente percebe que se relaciona mais efetivamente com uns do que com outros. Isso porque você tem suas próprias características e tendências que são adicionadas à interação.

Assim como seus pacientes, sua equipe também chega no consultório com suas próprias personalidades e circunstâncias - e você provavelmente percebe que se relaciona melhor com algumas pessoas que com outras. Cada pessoa é motivada por fatores diferentes, se sente ameaçada por diferentes circunstâncias e enxerga um mundo de uma forma diferente. Isso significa que a forma como você se relaciona com diferentes pessoas, irá impactá-las de maneiras distintas. Vamos tentar então desembaraçar esta teia de complexidade.

Frequentemente, médicos acham difícil gerenciar uma equipe porque inevitavelmente eles tratam as pessoas da forma como eles mesmos gostariam de ser tratados. Mas, ao invés disso, o segredo para o sucesso das interações é lembrar que a forma como você quer ser tratado é muito menos importante do que a forma como cada um com quem você lida quer ser tratado. Na verdade, a dinâmica número 1 a considerar é que, quanto mais você puder entender sobre o que é importante para cada pessoa, mais efetiva será sua habilidade de impactar e influenciar os outros. E não é isso o que você gostaria de conseguir fazer?

Então, aqui estão algumas abordagens importantes a considerar:

1. Seja curioso

Descubra o que é importante para cada pessoa na sua equipe. Como você pode fazer isso? Comece fazendo boas perguntas. Tenha curiosidade de saber o que importa para eles. Pergunte o que eles precisam para serem bem sucedidos no trabalho. Pergunte o que eles acham mais gratificante no trabalho deles e o que acham mais desafiador. Descubra as estratégias que eles usam em suas vidas para lidar com situações difíceis e estressantes. Pergunte o que costuma trazer o melhor dele à tona. Descubra o que os motiva e o que faz com que se sintam ameaçados ou alarmados.

2. Aproveite os pontos fortes de cada um

Uma vez que você saiba o que os membros de sua equipe acham mais gratificante no trabalho deles, você pode trabalhar com eles de forma a tirar vantagem deste conhecimento e assim inspirar comprometimento e excelência no trabalho. Talvez haja maneiras de fazer com que cada um possa fazer mais daquilo que acha gratificante. Ou talvez você pode pedir que ajudem a treinar outros membros da equipe que trabalhem na mesma área (normalmente o que nos é mais gratificante é aquilo no que temos maiores habilidades). Outra ideia que beneficiaria tanto a equipe quanto o consultório seria fornecer treinamento adicional em áreas onde há grande interesse e uma necessidade de novos conjuntos de habilidades, de modo que as pessoas possam continuar a crescer e aprender.

3. Ajude sua equipe a descobrir estratégias para lidar melhor com os desafios

Há duas maneiras principais para melhorar as habilidades de enfrentamento de situações - minimizando a exposição a desafios, ou aprendendo a enfrentá-los de modo diferente, para que a situação seja menos estressante. Ajude sua equipe a considerar ambos os métodos, pedindo que adotem aquele que funcione melhor para cada um. (Deixe-os tentar chegar às suas próprias soluções, porque que é o que irá funcionar melhor no final.)

4. Considere as circunstâncias

Fatores externos podem afetar a habilidade de uma pessoa de lidar eficientemente com as situações. Se membros da equipe parecem desligados ou estão respondendo de forma atípica, algo pode ter acontecido - pergunte se tem alguma coisa que gostariam de compartilhar com você, isso pode ajudar para que eles entendam o que estão sentindo, ou se tem alguma coisa que você pode fazer para ajudar a lidar com a situação, como flexibilizar o horário ou dar um tempo de folga.

Utilize estas estratégias e obtenha o melhor de sua equipe. Eles se sentirão mais bem sucedidos no trabalho e mais satisfeitos, sentirão que você se importa, o que levará a que produzam melhores resultados e desejem continuar trabalhando para você.

 

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