Gostou do artigo? Compartilhe!

CatalogoMed: 7 dicas para tirar sua foto de perfil profissional

A+ A- Alterar tamanho da letra
Avalie este artigo

A foto é a primeira impressão que você passa para o paciente que faz a busca pela internet. Além de apresentar o profissional para novos clientes, a foto serve como um ponto de referência para seus pacientes antigos te localizarem na rede.

Com a popularização das câmeras digitais, principalmente devido aos celulares e tablets, os retratos passaram a permear vários aspectos de nossas vidas, incluindo o profissional.

Os sites de redes profissionais em geral oferecem campos para incluir fotos. No CatalogoMed, o médico pode publicar diversas informações profissionais e de atendimento, incluindo fotos do profissional e de seu consultório.

Cadastros com fotos no CatalogoMed têm mais chances de receberem agendamento de novos clientes, pois têm mais credibilidade. Além disso, o CatalogoMed favorece perfis mais completos nos resultados de busca.

Adicione fotos aos seus perfis profissionais: elas irão identificar você em seu ambiente de atendimento, darão mais credibilidade a você e muito mais segurança ao paciente que deseja marcar uma consulta.

Dicas para fotos de perfil profissional

É desaconselhado utilizar em seus perfis profissionais fotos suas acompanhado de outras pessoas ou então aquelas tiradas em momentos de lazer: deixe esses registros para seu perfil pessoal do Facebook ou Twitter. Em sua foto de perfil profissional você deve ter em mente o seu ofício: essa imagem irá te representar como profissional da medicina.

Dicas para tirar sua foto de perfil profissional:

1. Enquadramento

Procure enquadrar apenas seu rosto (como numa foto 3x4), ou até o busto. Nesta foto não é necessário mostrar seu consultório: você terá outras oportunidades pra isso.

2. Seja profissional

Sua foto deve mostrar como você é no consultório: evite acessórios excessivos, como óculos de sol e chapéus. A maquiagem deve ser moderada, apenas aquela usada no dia a dia.

3. Atenção ao traje

Você pode utilizar os trajes do dia a dia da profissão: nada extravagante ou relaxado. A maioria dos médicos opta por fazer sua foto vestindo roupa social ou jaleco. O estetoscópio também é um acessório comum.

4. Escolha um bom fundo

Observe o local em que você está: evite objetos que possam chamar muita atenção na foto. Uma parede branca ou uma estante com livros podem ser o ideal para a sua foto de perfil.

5. Prefira luz natural em vez do flash

A iluminação proveniente unicamente do flash gera fotos com muito contraste de luz e sombra. Uma foto tirada em seu consultório na parte da manhã com a iluminação da janela certamente trará um resultado mais interessante.

6. Atenção ao ângulo da câmera

Nada de selfies: peça a alguém para tirar a foto ou então use um suporte. Evite fotografar com a câmera muito próxima do rosto, pois irá gerar uma imagem distorcida.

7. Lembre-se da postura e sorria!

Foto profissional não é sinônimo de foto sisuda: você pode e deve sorrir, demonstrando confiança. Atenção à postura, para que não pareça relaxado ou desconfortável. Seja você mesmo e boa foto!

Você também pode optar por contratar um fotógrafo profissional para fazer suas fotos. Diversos médicos preferem esse serviço para utilizar as imagens também em materiais impressos. Se você optar por fazer a foto no estúdio, em vez de seu consultório, lembre-se de estar caracterizado profissionalmente.

Quanto mais completo é o seu cadastro no CatalogoMed, mais chances você tem de receber acessos e marcações de consultas online. Faça o teste da foto e compare os resultados.

Essas fotos não devem ferir a resolução 2.126/2015 do Conselho Federal de Medicina; esta determinação proíbe a publicação em redes sociais de autorretratos (selfies) tirados em situações de atendimento. O uso de fotos do profissional deve ter como objetivo apenas a identificação do médico, sem autopromoção, sensacionalismo, concorrência desleal, ou, ainda, uso de imagens de pacientes.

Gostou do artigo? Compartilhe!