Gostou do artigo? Compartilhe!

Programas médicos de TV: o que se pode aprender com o seriado House?

A+ A- Alterar tamanho da letra
Avalie este artigo

Ele é antipático, mal humorado, frio e sarcástico, mas nos conquista por sua inteligência, poder de decisão e objetividade. Este é o brilhante Dr. Gregory House, interpretado pelo ator Hugh Laurie no seriado americano House.

Enquanto House é uma série dramática de TV com múltiplas imprecisões e algumas distorções da realidade, ainda assim ela pode fornecer algumas orientações e lembretes interessantes para médicos em geral sobre como buscar se tornar sempre melhor em uma profissão tão desafiadora.

Programas médicos de TV: House

Anamnese e exame físico são primordiais

Dr. House dirige o solitário departamento de diagnóstico por conta de ser tão talentoso no diagnóstico de pacientes que nenhum outro médico conseguiria diagnosticar. Ele também é o epítome de um babaca. Ele tem o hábito indelicado de não realmente ver seus pacientes, mas conta com sua equipe cuidadosamente escolhida para fazer todo o contato pessoal. Em muitos dos episódios, ele acaba descobrindo o diagnóstico por ouvir algo sobre a condição do paciente que sua equipe não mencionou inicialmente, criando uma grande epifania. Frequentemente, ele irá, em seguida, entrar no quarto do paciente e apontar um exame físico antecipado que seu time perdeu, confirmando sua suspeita diagnóstica e assim salvando o paciente.

A importância da anamnese e exame físico continua a ser negligenciada conforme mais e mais novas tecnologias ganham um uso mais amplo, mas se você ouvir atentamente o suficiente, o paciente realmente irá dizer-lhe qual é o problema.

Até médicos têm problemas

Uma das primeiras coisas que se nota no Dr. House é que ele manca consideravelmente e anda com a ajuda de uma bengala, devido a uma grande cirurgia previamente realizada em sua perna. Ele também é viciado em medicamentos narcóticos para dor. Isso ocasionalmente leva a decisões questionáveis quanto ao tratamento de seus pacientes.

Isto obviamente traz à tona problemas muito relevantes e significativos sobre a saúde mental de médicos, abuso de substâncias e mesmo suicídio. Recentemente estes problemas têm ganhado maior espaço na mídia, mas há provavelmente milhares de médicos com problemas mentais e/ou sofrendo com abuso de substâncias que ainda precisam procurar por ajuda. O seriado levanta essas preocupações na figura do Dr. House, que é visivelmente infeliz e cuja vida parece em ruínas devido à profissão escolhida e ao abuso de substâncias. Eventualmente ele procura ajuda, mas apenas depois de anos de sofrimento para ele mesmo e para as pessoas próximas a ele.

Pense fora da caixa, mas considere as percentagens

Dr. House não considera muito as percentagens quando diagnosticando seus pacientes. Sendo o melhor em reconhecer diagnósticos incomuns, ele pode muitas vezes deixar passar as condições mais prováveis (e entediantes) às custas dos pacientes. Fazer um grande diagnóstico diferencial é crucial para ter certeza que não se deixou passar nada, mas entender as probabilidades de um diagnóstico e um tratamento de sucesso devem ser o foco principal. É excitante fazer diagnósticos que seus colegas tenham esquecido ou mesmo nunca tenham ouvido falar, mas a razão pela qual se refere a eles como 'raros' é porque, bem, eles realmente são. Uma das melhores formas para balancear isto é não ficar preso a diagnósticos específicos de sua especialidade. Pense fora da caixa, mas aja de acordo com as probabilidades do que o problema provavelmente é.

Defenda seus pacientes

Apesar de todos os problemas e excentricidades do Dr. House, ele irá lutar com unhas e dentes por seus pacientes. Ele irá contrariar todos os administradores, colegas e práticas padrão para garantir que seus pacientes recebam o máximo de cuidado para salvar ou melhorar suas vidas. Pacientes obviamente procuram médicos em seu momento mais doente e vulnerável, quando o que eles mais precisam é justamente alguém que os defenda contra qualquer barreira que eles estejam enfrentando. Pacientes podem não ter uma forma de reconhecer a extensão de seu conhecimento médico, mas eles nunca irão se voltar contra alguém que luta ferozmente por eles.

A série mantém notória popularidade, mesmo após o seu término, depois de oito temporadas completas, sendo a última temporada estreada em 3 de outubro de 2011 nos EUA e em 3 de novembro do mesmo ano no Brasil.

Quais programas médicos de TV você assiste? O que você mais gosta neles ou quais lições eles lhe ensinaram? Compartilhe sua opinião enviando seu comentário.

 

Fonte: Physicians Practice, publicação de 08 de maio de 2015.

 

Gostou do artigo? Compartilhe!