Gostou do artigo? Compartilhe!

Dia do médico: uma vida dedicada à saúde e ao bem-estar das pessoas

A+ A- Alterar tamanho da letra
Avalie este artigo

No dia 18 de outubro comemora-se o Dia do Médico, profissional que dedica seu tempo e sua vida à vida dos outros, cuidando do mais precioso bem que alguém pode ter: a saúde.

Seja qual for a área de atuação ou especialidade, todos os médicos são essenciais e indispensáveis para a sociedade. Há muitos séculos os médicos vêm desempenhando um papel de dedicação e empenho naquilo que fazem, buscando a qualidade de vida da sociedade por meio de tratamentos adequados a cada paciente e pesquisas que auxiliam no desenvolvimento de novas descobertas na medicina.

Dia do médico: uma vida dedicada à saúde e ao bem-estar das pessoas

Apesar da grande dedicação que a profissão exige, a nobreza por trás da missão de salvar vidas continua atraindo grande número de jovens em todo o mundo a escolherem este caminho. Os dias são muitas vezes conturbados, atendendo até 30 pacientes em um dia, dependendo do modelo de atendimento, lidando ainda com burocracias, papeladas e muito estresse. Mas no meio de toda esta movimentação existe a certeza de estar fazendo a diferença na vida das pessoas, de conseguir aliviar a dor e a angústia, curar uma doença e no fim do dia ver um sorriso no rosto dos pacientes e receber um sincero "Obrigado".

Escolher a medicina significa escolher o comprometimento. Comprometimento com a aprendizagem constante, com as pessoas e com a ética. O primeiro passo na jornada da profissão é entrar na faculdade, com os cursos sendo altamente concorridos. Depois são 6 anos de estudos, exigindo grande dedicação e renúncias para que se chegue ao diploma. Após concluída a faculdade, somam-se mais 2 ou 3 anos de residência, para só então o médico optar pelo modelo de atendimento que irá praticar, seja trabalhando na saúde pública, em clínicas privadas ou mesmo abrindo o próprio consultório.

Claro que, além deste caminho básico existem ainda outras especializações que podem ser buscadas, cursos constantes de atualização, congressos, etc. O surgimento de novas descobertas na medicina é constante, e o médico deve sempre se manter atualizado.

Entre atendimentos e estudo, não sobra tanto tempo assim para si mesmo. Principalmente no início da carreira, pode ser difícil achar um equilíbrio adequado entre a vida pessoal e profissional. Ainda assim, os médicos abdicam de certas escolhas pessoais para se devotar aos cuidados de seus pacientes. Ser médico é uma profissão gratificante, mas que exige algumas renúncias, sendo um constante desafio para aqueles que a praticam. Casos preocupantes, noites sem dormir, pesquisas, perdas... Tudo isto faz parte de exercer a medicina.

Mas apesar de todos os desafios, o médico mantem seu desejo diário de fazer diferença na vida das pessoas, e com o avanço da tecnologia nas mais diversas áreas, hoje muitos são os esforços investidos em formas de tornar todo o processo de atendimento médico cada vez mais simples e prático. Isto permite que o tempo da consulta seja dedicado ao que realmente importa: dar toda a atenção aos pacientes.

A Centralx® tem o comprometimento constante de desenvolver tecnologias que tornem a vida de médicos, secretárias e pacientes mais fácil.

Neste dia 18 de outubro, parabenizamos todos os médicos pelo seu dia! Vocês merecem todo o reconhecimento e agradecimento por seus esforços, dedicação, zelo e atenção aos pacientes.

 

Gostou do artigo? Compartilhe!